Início Variedades

Avião presidencial foi visto decolando de Brasília nesta quinta, mas voltou após 48 minutos de voo

O Airbus A319 ACJ de matrícula FAB-2101, da Força Aérea Brasileira, foi visto em voo nesta quinta-feira, 29 de dezembro. A aeronave decolou no início da tarde e seguiu no rumo sudoeste. Após duas órbitas sobre a região de Palmital de Minas e Unaí, na divisa entre Goiás e Minas Gerais, os pilotos retornaram ao aeroporto de origem, onde pousaram 48 minutos depois de haverem partido.

Ainda não há informações sobre o motivo do voo, mas o padrão da operação se assemelha aos voos de testes, normalmente realizados após manutenções de rotina ou como parte da preparação para viagens oficiais. Lembrando que esta aeronave, que tem configuração VIP, é normalmente usada pelo Presidente da República em suas viagens oficiais.

Existe a expectativa, levantada pela imprensa brasileira, de que o presidente Jair Bolsonaro embarcará antes do final do ano rumo aos Estados Unidos, onde passaria a virada do ano e, portanto, não participaria da posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 1 de janeiro de 2023.

Segundo dados da plataforma de rastreamento de voos Radarbox, a aeronave decolou às 12h10 desta quinta-feira, pousando novamente em Brasília por volta das 13h. Vide abaixo todo o roteiro do voo.

Atualização: a aeronave voltou a decolar nessa tarde de sexta-feira:

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile