Um avião agrícola Cessna A188B, de matrícula PT-FFD, que realizava a pulverização de uma lavoura de cana-de-açúcar, caiu em uma fazenda próxima à BR-040, na pequena cidade de João Pinheiro, em Minas Gerais. Segundo as informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros, o piloto que estava a bordo, identificado como Jones Gabrielczyk, de 37 anos, foi encontrado preso em meio as ferragens e não resistiu.
A aeronave estava registrada em nome da empresa Lusa Aviação Agrícola, com sede em Pelotas, no Rio Grande do Sul. No entanto, o jornal mineiro O Tempo, que conversou com a Lusa Aviação Agrícola, que alegou que a aeronave acidentada foi vendida há cerca de 20 dias para uma empresa do ramo agrícola em MG.
Mais tarde, o Corpo de Bombeiros mineiro afirmou que apesar da aeronave estar registrada pela empresa Lusa, era utilizada pela empresa G5 Aeronegócios.
O monomotor possuía autorização para voar, tendo sua situação de aeronavegabilidade normal, conforme revelou consulta ao banco de dados da ANAC.
Em nota à TV Integração, afiliada à TV Globo em Minas Gerais, a Força Aérea Brasileira informou que “Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-FFD, nesta quarta-feira (24) em João Pinheiro (MG)”.
A causa do acidente não foi informada e será apurada pelo CENIPA.