Avião quase fica sem combustível após desviar para aeroporto que tinha problema de ILS

Parte da trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: FlightRadar24

Um grave incidente envolvendo uma aeronave cargueira foi registrado recentemente, no qual, diante de uma condição de mau tempo, a mesma precisou alternar o aeroporto, porém, ao chegar no destino alternativo, teve emergência de combustível por não conseguir pousar.

O caso aconteceu com o Airbus A300 registrado sob a matrícula TC-MCG, da companhia aérea de carga turca MNG Airlines, quando estava realizando um voo entre Istambul, na Turquia, e East Midlands, no Reino Unido, na última terça-feira, dia 7 de dezembro.

Airbus A300 da MNG Airlines – Imagem: Colim Cooke, CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave estava se aproximando via ILS (aproximação por instrumento) pela pista 27 do Aeroporto de East Midlands, mas arremeteu devido à baixa visibilidade devido a condições meteorológicas degradadas. O Airbus A300 subiu para 33 mil pés (cerca de 10 km) de altitude e foi desviado para o aeroporto alternado, em Colônia, na Alemanha.

Após cerca de uma hora de voo, a aeronave estava se aproximando do aeroporto alemão pela pista 14L, quando arremeteu devido ao receptor ILS do local não estar funcionando. Em mais uma tentativa de aproximação pela mesmo pista, a 3.100 pés (cerca de 940 metros) de altura, o A300 precisou arremeter novamente, por conta de outro receptor ILS também não estar funcionando.

Diante dos fatos, após arremeter duas vezes, a tripulação do voo declarou emergência por baixo nível de combustível e solicitou uma aproximação por radar de vigilância (SRA), onde os dados são fornecidos com assistência ativa do controle de tráfego aéreo.

Dados da plataforma de rastreamento RadarBox mostram a trajetória da aeronave nas imediações do aeroporto de Colônia por conta das arremetidas e retornos para novas aproximações:

Parte da trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Após cerca de cinco horas de voo, o Airbus A300 pousou seguramente no aeroporto com o auxílio do controle de tráfego aéreo. A aeronave permaneceu em solo por cerca de três horas e meia e depois partiu, porém, de volta para Istambul, e não para East Midlands, onde deveria ter pousado inicialmente.

O Departamento Federal Alemão de Investigação (BFU) confirmou que foi informado sobre o caso, mas que não foi classificado como acidente ou incidente grave, portanto, nenhuma investigação foi aberta.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias