Avião que foi da Varig fez voo para Manaus com carga especial para a indústria da Coca

Foto: Plane Spotting Manaus no Youtube

Uma aeronave Boeing 767-200 que voou antes na brasileira Varig, e que foi posteriormente convertida em cargueira, visitou Manaus no final de semana em um voo fretado trazendo insumos para a fábrica da Coca-Cola no Amazonas. Atualmente, o jato faz voos para a companhia americana 21 Air e foi registrado em vídeo pela equipe do canal Plane Spotting Manaus no Youtube

Quanto ao histórico, esse mesmo avião foi fabricado em 1987 e entregue novo de fábrica à companhia brasileira para voar com passageiros sob a matrícula PP-VNO. Ficou no Brasil até 2004, quando foi retornado para a empresa de leasing GECAS. Foi então convertido para carga e absorvido na frota da Tampa Cargo (depois Avianca Cargo), onde esteve até 2014. Desde então, na 21 Air, a aeronave voa com a matrícula N999YV.

Seu retorno ao Brasil neste final de semana não é, por si só, uma novidade. O jato já passou pelo país em algumas oportunidades e em vários aeroportos, operando sob contratos de fretamento para importadores e exportadores diversos. Apenas uma mudança para com relação às ocasiões anteriores, é que o jato antes ostentava uma chamativa e diferente pintura em tons de vermelho, que foi alterada para uma cauda preta e fuselagem branca.

Por sua vez, a Coca-Cola tem quase 80 anos no Brasil e produz certos xaropes concentrados para refrigerante na Zona Franca de Manaus. Sua grande fábrica na região costuma movimentar uma série de aeronaves “diferentes” (raras de serem vistas no país), fretadas para o transporte dos insumos à produção.

A última visita, capturada em vídeo, pode ser vista abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias