Avião que voou na Ucrânia, e está parado desde a guerra, fará voos regionais no Brasil

Avião similar ao que virá ao Brasil – Foto de Avaness, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

A Voepass Linhas Aéreas já está na etapa final da documentação para a integração de seu próximo avião turboélice ATR 72-600, que antes voou na empresa ucraniana Windrose. O avião tem número de série 1262, pertence à Nordic Aviation Capital (NAC) e deve receber no Brasil a matrícula PS-VPA.

O ATR foi fabricado em 2007 e registrado em Malta pela Firefly Aviation. Em julho de 2020, passou para a ucraniana Windrose, onde operou voos domésticos e regionais. Após o começo da guerra na Ucrânia, a aeronave foi armazenada em Monchengladbach, na Alemanha, segundo dados do site Planespotter. Ali, aguardou por um novo dono, até que a Voepass assinou o contrato.

Nos últimos meses, a Voepass tem realizado uma alteração na configuração de frota, devolvendo alguns ATR 72 e recebendo outros. As aeronaves têm sido empregadas, principalmente, em voos regionais realizados em conjunto com a Gol Linhas Aéreas em todo o país.

Assim que a papelada concernente à importação da aeronave estiver pronta, ela iniciará o traslado da Alemanha para o Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias