Avião que foi pego com 587 quilos de drogas no Brasil vira jato de luxo do governo português

A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou a aquisição de um jato executivo Dassault Falcon 900B para a Esquadra 504 Linces. A aeronave, que tem capacidade para transportar 14 passageiros, servirá para missões estratégicas, como evacuação médica, transporte de órgãos e transporte aéreo de oficiais militares e governamentais, e está prevista para iniciar operações em breve.

O que mais chama a atenção em relação a esta aeronave é que, em 10 de fevereiro de 2022, o avião foi apreendido em Salvador, na Bahia, com 587 quilos de cocaína ocultos na fuselagem. Após investigação das polícias brasileira e portuguesa, Sérgio Roberto de Carvalho, ex-major da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, foi preso em Lisboa em junho de 2022, acusado de estar por trás da tentativa de tráfico de drogas.

Àquela altura o avião executivo era propriedade da transportadora privada portuguesa Omni Aviação e Tecnologia, com matrícula civil CS-DTP. Após semanas no Brasil, o jato foi liberado e voltou ao seu dono. Mais tarde, a Omni repassou a aeronave a outra empresa, que agora a vendeu ao governo português.

Um histórico e tanto para um avião de 29 anos de idade que vai substituir um popular, e também antigo, Falcon 50. Em comparação com seu antecessor, a aeronave recém-chegada tem mais capacidade, e pode acomodar até 14 passageiros, 8 a mais que o modelo anterior.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias