Avião regional chinês ARJ21 entra em fase de entregas aceleradas

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O jato regional chinês ARJ21, desenvolvido de forma independente, entrou em uma fase de entregas aceleradas e operação comercial em grande escala, de acordo com as autoridades da aviação civil. Até o momento, um total de 41 aviões ARJ-21 foram entregues a oito clientes domésticos com operações comerciais no mercado, informou a Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

O progresso do ARJ21 decorre do apoio e esforços da CAAC na certificação de aeronavegabilidade de aviões civis da China e trabalho conjunto com o seu desenvolvedor Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) no aprimoramento do novo modelo.

O ARJ21 teve as entregas aceleradas nos últimos anos, com seis aviões entregues em 2018 e 12 em 2019. Em meados de dezembro deste ano, o total de entregas chegou a 19, mostraram dados da COMAC. O primeiro ARJ21 foi colocado em serviço comercial pela Chengdu Airlines em junho de 2016.

ARJ21 é o primeiro jato regional de passageiros turbofan da China. Projetado com uma capacidade de 78 a 90 assentos e um alcance de 3.700 km, ele pode voar em regiões montanhosas e planaltos e se adaptar às condições variáveis ​​do aeroporto.

Até novembro, os aviões ARJ21 eram usados ​​em 86 rotas que conectavam 64 cidades e transportavam mais de 1,31 milhão de passageiros em operações comerciais, de acordo com a COMAC. São mais de 100 aeronaves encomendadas até o momento, apenas por empresas chinesas.

Conta com informações da agência de notícias chinesa Xinhua

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias