Início Sem categoria

Avião regional elétrico da ZeroAvia obtém aprovação para começar os voos de teste

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) concedeu uma licença para voar para a aeronave Dornier 228 da ZeroAvia, que foi adaptada com seu protótipo de trem de força hidrogênio-elétrico. A permissão chega após uma extensa campanha de testes em solo e uma revisão rigorosa do programa de desenvolvimento completo.

Isso significa que a ZeroAvia agora pode iniciar os primeiros voos de teste de seu trem de força hidrogênio-elétrico de 600kW. A aeronave bimotor de 19 assentos foi adaptada em uma configuração de banco de testes para incorporar o motor elétrico de hidrogênio, alimentando o propulsor em sua asa esquerda, operando ao lado de um motor tradicional Honeywell TPE-331 à direita, a fim de permitir o teste seguro da nova tecnologia de propulsão.

Os voos de teste devem ser uma conquista histórica para a ZeroAvia e o projeto HyFlyer II, apoiado pelo Programa ATI do Governo do Reino Unido, que visa o desenvolvimento de um trem de força elétrico de hidrogênio de 600kW para aeronaves de 9 a 19 lugares.

Para este programa de testes, a ZeroAvia trabalhou com a CAA para atender a um conjunto muito mais rigoroso de requisitos quando comparado à estrutura E-Conditions que a fabricante usou para seu protótipo de 6 assentos em 2020.

Val Miftakhov, ZeroAvia, fundador e CEO, disse: “Ganhar nossa licença para voar é um marco crítico à medida que desenvolvemos um sistema de propulsão de aviação de emissão zero que será a solução mais ambiental e econômica para o impacto climático da indústria. Vamos começar 2023 da melhor maneira possível, demonstrando que o verdadeiro voo comercial de emissão zero está muito mais próximo do que muitos pensam”.

O protótipo abrirá o caminho para uma configuração comercialmente certificável para o ZA600 a ser enviada até o final de 2023. As entregas, por sua vez, são esperadas para começar até 2025. Com 1.500 motores em pré-encomenda, parcerias com sete fabricantes de aeronaves e várias parcerias de combustível e aeroportos, a ZeroAvia está posicionada para liderar a transformação da indústria.

Quando os voos de teste começarem em janeiro, espera-se que o banco de testes Dornier 228 da ZeroAvia se torne a maior aeronave a voar usando um trem de força elétrico de hidrogênio.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile