Avião regional “indiano” HAL DO-228 tem variante mais leve aprovada pela autoridade da Índia

Foto: HAL

A fabricante indiana Hindustan Aeronautics (HAL) anunciou hoje que a Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) da Índia aprovou a modificação da aeronave de transporte regional Hindustan-228, que pode transportar 19 passageiros. 

A nova variante foi nomeada Hindustan 228-201 LW e tem Peso Máximo de Decolagem (MTOW) de 5.695 kg e se enquadra na categoria de aeronaves abaixo de 5.700 kg. A HAL também tem aprovação para o Hindustan-228 com peso total (AUW) de 6.200 kg. 

De acordo com o fabricante, o Hindustan 228-201 LW oferece vários benefícios operacionais para os operadores, incluindo requisitos reduzidos de qualificação do piloto, permitindo que pilotos com licença comercial voem na aeronave.

Isso levará a uma maior disponibilidade de pilotos para a aeronave e reduzirá o custo operacional. A nova variante também resultará em requisitos de treinamento reduzidos para a tripulação de voo e de solo, incluindo engenheiros de manutenção de aeronaves.

O Hindustan-228 é uma modificação do Dornier Do-228 feito sob licença na Índia, e está sendo oferecido aos operadores como uma aeronave regional com 19 assentos ou 17 assentos com toalete e a variante VIP/Executiva com até 11 assentos, mesas de trabalho, cozinha e toalete. Também estará disponível como ambulância aérea com duas macas com oxigênio portátil e assentos adicionais para a equipe paramédica. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias