Com tem sido padrão nos tempos modernos da indústria das mais diversas “coisas que voam”, a ato de filmar o teste aéreo foi colocado em prática em mais uma ocasião na sexta-feira, 30 de abril.
Enquanto antes tínhamos visto belas cenas do Model 351, o avião “Roc” da Stratolaunch Systems, em seu teste de voo a partir do aeroporto Mojave Air and Space Port, agora circulam pela internet novas imagens ainda mais interessantes para quem gosta de aviação.
A Stratolaunch enviou outra aeronave para acompanhar e gravar o voo do Roc, e aproveitou para publicar em seu perfil do Twitter um trecho da filmagem, quando o exótico e único avião estava a 14 mil pés de altitude. É realmente muito curioso ver o diferente equipamento em voo:
Recap from yesterday. Roc flew for 3 hours and 14 minutes at a max altitude of 14,000 ft. and a max speed of 178 kts. Beautiful shot from our chase plane. More tests in the works. pic.twitter.com/Ib9mYnqY1Z
— Stratolaunch (@Stratolaunch) May 1, 2021
O equipamento que você vê no vídeo acima tem chamado muita atenção e gerado opiniões das mais variadas possível em função de seu design, contando com 6 motores e duas fuselagens bastante peculiares, muito diferentes das formas dos aviões comerciais.
Entretanto, mais uma vez vale destacar que o jato não foi desenvolvido para o mercado comercial de transporte de passageiros ou cargas.
Sua função é exclusivamente ser uma plataforma de lançamento aéreo. Este é o motivo de ter ganhado a configuração nada convencional de duas fuselagens, permitindo que qualquer equipamento a ser lançado, como foguetes ou espaçonaves, seja fixado abaixo da asa entre elas.
Como resultado, as asas ganharam a grande dimensão de 117 metros de envergadura do Roc, que o permitiu assumir a posição de aeronave com a maior envergadura do mundo.
O voo da sexta-feira foi o segundo da história do projeto, que havia feito o primeiro em 2019 e então sido paralisado por problemas financeiros. Após mudança de donos, a Stratolaunch agora volta ao céu e levanta novas expectativas sobre o futuro de mais uma opção de redução de custos no lançamento de veículos aéreos.
Além do Roc, a empresa aeroespacial já avança também no desenvolvimento do Talon-A, um veículo hipersônico totalmente reutilizável que ela descreve como uma plataforma de teste flexível e de alta velocidade construída para pesquisas hipersônicas, experimentos e missões operacionais habilitadoras.
Sharing the progress we are making on our fleet of hypersonic vehicles. We will continue to conduct flight test of our carrier aircraft as prepare to launch these vehicles from its center wing. pic.twitter.com/5jfofe2FxM
— Stratolaunch (@Stratolaunch) May 1, 2021