Avião russo acaba de chegar sem muito alarde no Recife

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
IL-76TD, semelhante ao que chegou hoje ao Recife

Mais um avião Ilyushin IL-76, modelo desenvolvido na era soviética e ainda produzido até hoje na Rússia, acaba de chegar ao Brasil nesta segunda-feira, 13 de junho, pousando no Aeroporto Internacional do Recife.

A operação chamou a atenção porque não apareceu com antecedência nos sistemas de aprovação de voos do Brasil, e nem foi comentada com antecipação nos bastidores da aviação, como geralmente acontece quando um avião diferente como esse é previsto.

Porém, vale ressaltar que qualquer voo ao Brasil só acontece após aprovação dos órgãos competentes, portanto, não se trata de nenhum pouso ilegal ou não aprovado.

Também não é incomum que aprovações de voos não regulares como este sejam emitidas poucas horas antes da operação, já que às vezes são demandadas de última hora, por alguma natureza de transporte urgente.

Neste serviço de hoje, o avião é o jato registrado sob a matrícula RA-76503, um IL-76TD-90VD da companhia aérea russa Volga-Dnepr. Ela é especializada em transportes especiais de cargas pesadas ou de grande volume, com aviões deste modelo e também do Antonov An-124, além de outros.

Segundo dados da plataforma RadarBox de rastreamento online de voos, o IL-76 partiu de Moscou, capital da Rússia, no sábado, dia 11, no voo VDA-6268. Após uma trajetória de desvio para evitar os espaços aéreos de países que bloquearam sobrevoos de empresas russas e aviões de matrícula russa, o jato fez a primeira escala no Cairo, no Egito.

Imagem: RadarBox

Depois, já no domingo, partiu para a segunda etapa do voo, até Acra, em Gana. Por fim, nesta segunda-feira, decolou da cidade africana para o voo até o Recife, onde o pouso ocorreu por volta do meio-dia, pela cabeceira 18. Depois, taxiou até a posição 17A do pátio do terminal pernambucano.

O IL-76 aproximando para o pouso na pista 18 – Imagem: RadarBox

A posição de parada no pátio do aeroporto do Recife – Imagem: FlightRadar24

Até a publicação desta matéria, o AEROIN não havia tomado conhecimento de nenhuma informação sobre a operação, não sendo possível saber se a passagem pelo Recife é apenas uma parada técnica ou se há alguma carga sendo descarregada ou carregada no Brasil.

A matéria será atualizada caso detalhes adicionais se façam conhecidos.

Atualização (14/06): novas informações no título a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias