Um avião russo pousou e decolou de Belém na noite passada, veja o registro

Imagem: Caio Finotello / @finospotter

Enquanto muitos países ocidentais, como forma de aplicar sanções à Rússia devido à guerra com a Ucrânia, proíbem operações de aviões e empresas aéreas do país em seus aeroportos e até o voo por seus espaços aéreos, o Brasil segue recebendo normalmente aeronaves russas.

Como informado previamente pelo AEROIN, a empresa russa privada Aviacon Zitotrans, ou simplesmente Aviacon Air Cargo, havia recebido aprovação para uma passagem pelo Aeroporto Internacional Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro, de Belém (PA), nesta semana.

Operando com um avião Ilyushin IL-76, de fabricação e matrícula também russas, a empresa foi autorizada a fazer uma parada técnica noturna de duas horas no aeroporto da capital paraense, durante seu trajeto vindo de Lima, no Peru, e prosseguindo depois para as ilhas de Cabo Verde.

Conforme as imagens que ilustram essa matéria, gentilmente disponibilizadas ao AEROIN pelo leitor Caio Finotello, o avião utilizado na operação nesta noite de sexta para sábado, 6 e 7 de maio, foi o registrado sob a matrícula RA-76807. O pouso ocorreu às 21h35 e a decolagem, às 23h35.

Imagem: Caio Finotello / @finospotter

Fundada em 1995 e especializada na operação de aeronaves Ilyushin IL-76, a Aviacon Zitotrans tem sede operacional no Aeroporto Internacional de Koltsovo, em Ecaterimburgo, Rússia.

Desde 2001, a Aviacon trabalha no mercado internacional de frete aéreo e fornece transporte de cargas humanitárias, comerciais e militares na Europa, Ásia, África, América Latina e Oriente Médio.

Em 11 de dezembro de 2021, por exemplo, a empresa entregou à Venezuela 28 toneladas de caixas com vacinas russas ‘Sputnik V’ contra o coronavírus, que foram carregadas em um dos IL-76 em Moscou. Não há informações sobre a natureza da carga transportada nesta missão ao Peru que passou por Belém.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias