Início Variedades

Um avião russo sobrevoou o Brasil por 3 horas nesta segunda, depois de decolar de Belém

Foto: Italo Barroso

No começo da tarde desta segunda-feira (27), uma aeronave russa do modelo Ilyushin IL-76TD pousou em Belém do Pará, onde fez escala técnica para reabastecimento, antes de seguir para Lima, capital do Peru, seu destino final. A rara visita ficou a cargo do avião que pertence à companhia bielorrussa Rubystar e voa com a matrícula EW-383TH.

Conforme informações, o avião era proveniente de Dacar, no Senegal, e decolou rumo à cidade peruana às 14h55 na hora local, chamando a atenção dos vários transeuntes da avenida Artur Bernardes, que pararam para prestigiar a decolagem do avião russo e escutar seu ruído único. O voo até Lima era estimado em 4 horas de duração, mas sua carga não foi revelada.

Essa aeronave que pousou em Belém é a mesma que havia realizado um voo para Campinas, no interior do Estado de São Paulo, em março. Curiosamente, é uma aeronave cujo rastreio através das ferramentas de rastreamento de voos (por exemplo, Radarbox ou FlightRadar24) fica dificultado, provavelmente por depender de triangulação de aparelhos receptores. Por conta disso, não foi possível acompanhar todo o voo da aeronave nas referidas ferramentas.

O IL-76

Em 25 de março de 1971, do campo de pouso Khodynskoye Pole, em Moscou, decolou o primeiro Il-76, aeronave que deixaria sua marca indelével na história da aviação mundial. Desde sua entrada em serviço na Força Aérea Soviética e seus parceiros e aliados, o Il-76 serviu em todos os tipos de missões, em todos os cantos do planeta e se desenvolveu em uma infinidade de variantes.

Fabricado em cerca de 960 unidades e em mais de 20 variantes, as características do IL-76 o levaram a se tornar uma das melhores aeronaves de transporte e carga (dentro de sua categoria de 40-60 toneladas) do mundo, sendo capaz de atender suas missões nos aeródromos de montanha do Himalaia, sob fogo inimigo no Afeganistão e até mesmo nos gelados polos norte e sul.

O Il-76 completa 51 anos fazendo bem tudo que lhe foi pedido. Ele foi aonde tinha que ir e fez o que tinha que fazer, e em sua última encarnação, o Il-76MD-90A , continuará a fazê-lo por muitos anos.

As imagens que ilustram esta publicação são de Ítalo Barroso (cedidas).

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.