Avião SAAB 340 da Argentina pousa pela primeira vez na Antártica

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, ocorreu o primeiro pouso de um avião Saab 340 da Força Aérea Argentina (FAA) na Base Conjunta Marambio, na Antártica.

Esta é a primeira operação aérea na qual o avião de transporte da FAA pousa no continente branco. A operação foi anunciada recentemente pelo novo chefe da Força Aérea Argentina, Brigadeiro-Maior Fernando Luis Mengo, durante a cerimônia de recepção do segundo Embraer ERJ-140 LR incorporado, o T-96 “Paloma Gaucha”.

Durante esse evento, o Brigadeiro Mengo informou que “a operação será realizada com o objetivo de conseguir, antes do final da Campanha Antártica 2023/2024, pousar na base conjunta de Petrel. Esse marco é muito importante porque será a primeira vez que um avião pousa lá.”

O itinerário começou em 25 de fevereiro de manhã, com a decolagem do Saab 340 (matrícula T-34) da X Brigada Aérea de Río Gallegos, em seguida, a aeronave fez uma escala na cidade de Ushuaia, na província da Terra do Fogo, para finalmente chegar à Base Conjunta Marambio, conseguindo pousar sem problemas em sua pista não asfaltada, como informa o portal parceiro Aviacionline.

A partir da Base Marambio, o Saab 340 partirá em direção à Base Petrel, que foi recuperada durante a campanha antártica 2021/2022 como base antártica integrada permanente de apoio logístico. Os trabalhos de recuperação e conversão começaram em 2013.

Com o emprego dos Saab 340 da FAA, o Comando Conjunto Antártico (COCOANTAR) argentino poderá dispor de um meio adequado e de custo-efetivo para abastecer a base antártica Petrel com vários tipos de cargas leves, como alimentos, suprimentos médicos, combustível, vestuário, etc., sem precisar depender da logística naval mais cara para seu transporte.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias