Avião SJ-100 vê avanços no desenvolvimento de um sistema de piloto automático russo

A empresa estatal Yakovlev, em colaboração com o Instituto de Eletromecânica e Automação de Moscou, avançou nos sistemas automáticos de controle (ACS) para a aeronave SJ-100.

Esses desenvolvimentos foram anunciados pela estatal Rostec, que destacou a conclusão bem-sucedida dos testes preliminares do ACS, parte do Sistema de Controle Integrado (KSU) testado com engenheiros e pilotos no estande de integração Electronic Bird.

Os algoritmos recém-criados permitirão o controle específico durante a decolagem por meio do sistema de diretor e o gerenciamento totalmente automático em outras fases do voo, alinhando-se aos padrões das aeronaves de passageiros modernas.

Uma característica notável deste novo sistema é sua capacidade de realizar pousos automáticos na categoria CAT-IIIB, garantindo controle automatizado durante o alinhamento e o pouso, além de manter a direção precisa ao longo da linha central da pista.

Para garantir a conformidade com os regulamentos de aviação, os especialistas da Yakovlev estão realizando modelagens estatísticas de pousos automáticos nas categorias CAT-IIIA e CAT-IIIB. Durante essas simulações, mais de 2 milhões de operações de pouso serão testadas sob condições de distribuição aleatória, visando validar os algoritmos de pouso automático.

A próxima fase deste desenvolvimento envolve a instalação do sistema nas aeronaves SJ-100 e subsequentes testes de desenvolvimento e certificação de voo, buscando integrar essas inovações na prática operacional e fortalecer a segurança e eficiência dos voos automáticos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias