Mais um transporte emergencial de componentes para montagem de aviões da Embraer está sendo feito nesta semana por um avião soviético Antonov AN-12, entre o Canadá e o Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf – SJK Airport, de São José dos Campos (SP).
De matrícula UR-CAJ, o AN-12 de 56 anos – fabricado quando na Ucrânia quando esta era parte da União Soviética – partiu de Montreal, no Canadá às 11h58 da manhã da terça-feira, 5 de novembro.
Operador pela empresa aérea ucraniana Ukraine Air Alliance e realizando o voo UKL-5050, o avião de quatro motores turboélices pousou no Aeroporto Internacional Piarco, em Trinidad e Tobago, para uma escala de reabastecimento e descanso de tripulação.
Depois, partiu para o trecho até o SJK Airport, onde o pouso ocorreu na noite de ontem, 6 de novembro.
De acordo com dados do sistema de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião deveria decolar às 10h00 desta quinta-feira, no voo UKL-5051, com destino ao Panamá e com escala em Manaus, porém, dado que ainda não há registros de voo, aparentemente a operação está atrasada.
Caso o sinal do UR-CAJ seja captado novamente em voo, poderá ser acompanhado em tempo real na tela a seguir, que mostra o rastreamento da plataforma AirNav RadarBox: