Início Indústria Aeronáutica

Avião supersônico XB-1 completa com sucesso o 3º voo, aproximando-se cada vez mais do voo supersônico

Imagem: Divulgação – Boom Supersonic

Poucas semanas após a aeronave demonstradora supersônica XB-1 da Boom completar com sucesso seu segundo voo, ela voltou aos céus na sex-feira, 13 de setembro:

O voo foi pilotado pelo Piloto Chefe de Teste Tristan “Geppetto” Brandenburg no Mojave Air & Space Port, em Mojave, Califórnia. O ritmo dos voos de teste está acelerando, pois a empresa continua a buscar o voo supersônico antes do final do ano.

Durante este voo, a equipe continuou a testar sistemas e desempenho enquanto expande sistematicamente o envelope de voo. O piloto, Geppetto, levou o XB-1 às atitudes máximas de arfagem e guinada que se espera deste avião em voo.

Este teste foi realizado em uma altitude mais alta e segura para garantir que não houvesse qualidades de manuseio inesperadas. Esse tipo de teste é feito para que, quando ocorrer pela primeira vez algo inesperado, não seja em uma fase crítica do voo.

A equipe também verificou o desempenho do sistema de controle ambiental (ECS), responsável pelo controle da temperatura e pressurização do cockpit. Este teste visa garantir que o ECS esteja funcionando conforme projetado, antes que o XB-1 alcance altitudes mais elevadas, onde a temperatura é mais baixa e a pressão é menor.

O trem de pouso foi estendido e recolhido a velocidades mais altas do que no voo anterior (215 nós), marcando o segundo de três passos para alcançar a velocidade máxima segura para recolher e estender o trem de pouso, que é de 225 nós. Além disso, a equipe continuou testando o sistema de aumento de estabilidade, que foi demonstrado durante o segundo voo.

O programa de testes de voo do XB-1 continua a progredir enquanto expande sistematicamente o envelope de voo para confirmar seu desempenho e qualidades de manuseio através e além de Mach 1. A sequência de voos de teste aumentará nesta próxima fase, com um total de aproximadamente 10 voos antes de atingir velocidades supersônicas.

Poucas semanas após o voo inaugural do XB-1, a Boom recebeu da Administração Federal de Aviação (FAA) a primeira Autorização Especial de Voo (SFA) para Exceder Mach 1. Os voos de teste do XB-1 continuarão a ser realizados no Complexo R-2508, e as operações supersônicas ocorrerão no Corredor Supersônico Black Mountain e em uma parte do Corredor Supersônico Bell X-1 dentro do espaço aéreo R-2515, que tem sido amplamente utilizado para operações aeronáuticas supersônicas de pesquisa e militares.

O XB-1 fornece a base para o design e desenvolvimento do Overture, o avião supersônico de transporte de passageiros da Boom. O XB-1 aproveita tecnologias de ponta para viabilizar voos supersônicos eficientes, incluindo aerodinâmica otimizada digitalmente, compósitos de fibra de carbono, entradas de motor supersônicas avançadas e um sistema de visão de realidade aumentada para visibilidade durante decolagens e pousos.

Duas décadas após a aposentadoria do Concorde, os primeiros voos do XB-1 marcam o retorno de uma aeronave civil supersônica aos céus e abrem caminho para a retomada das viagens supersônicas em larga escala a bordo do Overture.

Informações da Boom Supersonic