Início Acidentes e Incidentes

Avião tem decolagem rejeitada após helicóptero comemorativo cruzar a pista sem autorização

Foto de aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Os pilotos de um avião do modelo Embraer E190-E1 da AeroMexico, de matrícula XA-BAC, foram obrigados a abortar uma decolagem na Cidade do México, após perceberem que um helicóptero estava cruzando a pista sem autorização. Como a condição foi percebida cedo pelos tripulantes do avião de passageiros, o avião ainda estava a baixa velocidade (cerca de 80 nós ou 150 km/h) e a frenagem foi tranquila.

O voo da AeroMexico, de número AM-874, com destino a Mérida, já estava 30 minutos atrasado para com relação ao seu horário planejado de partida, quando precisou abortar a decolagem. Os pilotos foram orientados pelo controlador da torre a esperar numa pista de táxi, até que uma nova decolagem fosse autorizada, o que ocorreu apenas 30 minutos depois.

Como reportou o The Aviation Herald, a companhia aérea confirmou que a aeronave teve uma decolagem rejeitada em baixa velocidade e que uma investigação dos fatos está em andamento pela autoridade local.

O conflito

O aeroporto afirmou que câmeras de vigilância estão sendo usadas para apurar os fatos. Os helicópteros estavam ensaiando para o desfile do dia 16 de setembro de 2022, quando se comemora a Independência Mexicana.

Toda e qualquer movimentação próxima a um aeródromo controlado deve ser coordenada com a torre de controle e, aparentemente, o piloto do helicóptero não fez isso, como era esperado. Embora os pilotos tenham percebido o erro, a falta de coordenação pode criar riscos de graves conflitos entre aeronaves em voo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile