Início Acidentes e Incidentes

Avião tem problemas em voo e aciona paraquedas antes de queda em Santa Catarina

Reprodução de redes sociais

Na manhã desta quarta-feira (29) um avião Cirrus acionou os paraquedas após ter problemas em voo, caindo numa área gramada. O caso é o segundo recente com uma aeronave da fabricante americana, modelo que vem de fábrica com um paraquedas de emergência para certos tipos de problemas que podem ocorrer em voo, como uma pane no motor.

A aeronave envolvida no incidente tem matrícula PR-JJC e, segundo dados públicos da ANAC, é do modelo Cirrus SR-22, fabricado em 2014 e pertence à uma empresa fabricante de cortinas. O avião tinha acabado de decolar de Blumenau e quando passava a cidade Massaranduba, numa altitude de 4 mil pés (1.200m) teve problemas.

O piloto então decidiu acionar o código de emergência “7700” no transponder e o sistema CAPS (Cirrus Airframe Parachute System), fazendo com que o paraquedas fosse acionado.

O avião pairou até cair numa área de plantação de arroz ao lado da Rodovia SC-108. Não está claro o que causou a pane no avião até o momento, mas todas as 4 pessoas a bordo estariam bem. O vídeo do momento da queda e de como o avião ficou depois está abaixo (esperar carregar).

Em nota, a proprietária do avião informou que “os cinco passageiros, incluindo o piloto, passam bem. Eles conseguiram acionar o paraquedas e aterrissar em segurança. A empresa está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações das causas do acidente”.

Recentemente, um avião do mesmo modelo passou por problemas similares em Belo Horizonte, também acionando o paraquedas e pousando numa área montanhosa.

Sair da versão mobile