Avião totalmente sem pintura de empresa pousa em Guarulhos, gerando rumores e dúvidas

O A330 em Guarulhos, logo depois do pouso visto no vídeo apresentado nesta matéria

Embora o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, receba aviões do mundo todo diariamente, muitas pessoas sempre notam quando há algum equipamento diferente, como uma empresa que não costuma operar regularmente no local ou uma pintura especial utilizada.

Porém, sempre que uma aeronave com fuselagem e cauda totalmente brancas é vista, surgem muitos rumores, dúvidas e suposições, com muitas pessoas perguntando sobre de onde seria e por que estaria voando sem apresentar as cores da empresa aérea operadora.

É o caso do Airbus A330 visto no vídeo a seguir, captado no início da tarde da última quinta-feira, 2 de junho, pela câmera ao vivo do canal “SBGR Live” no YouTube.

Para aqueles que gostam bastante de aviação e, assim, acompanham os aplicativos de rastreamento online de voos, as respostas sobre essa aeronave são rápidas e diretas, porém, para todos que não possuem tanta familiaridade, a operação acaba se tornando um mistério.

A aeronave envolvida, como visto nos dados do próprio vídeo, é o Airbus A330-200 registrado sob a matrícula EC-NOE. Ele é operado pela companhia aérea espanhola Aura Airlines.

A Aura foi fundada em 2017 e iniciou voos no início de 2021. Sua frota é composta por este A330 – o único avião de longo curso da companhia – e mais dois Airbus A320. Ela opera apenas voos charters (também chamados de fretados, feitos sob demanda, e não de forma regular) ou disponibiliza seus aviões em aluguel do tipo “ACMI wet-leasing” (acordo entre duas companhias aéreas em que o locador fornece aeronave, tripulação, manutenção e seguro ao locatário).

Assim, a pintura branca não é nenhuma tentativa de esconder detalhes da nacionalidade da empresa aérea ou da operação, mas apenas uma forma conveniente de facilitar o uso do jato quando alugado por outras empresas.

A título de curiosidade, a identificação de chamada de rádio da empresa é “Lemon”, como foi possível ouvir na gravação acima. Muitas empresas aéreas usam seu próprio nome nas comunicações de rádio (como Azul, Gol, United, Lufthansa), porém, também há muitas que preferem usar identificações diferenciadas, pelos mais diversos motivos possíveis (como “Speedbird”, da British Airways, ou “Giant”, da Atlas Air).

No caso específico dos voos que tem feito com este A330 ao Brasil, a Aura cumpre a rota de Chengdu (China) para Guarulhos, com uma parada em Madri, na Espanha. E como apresentado previamente pelo AEROIN, o motivo desta operação é que a companhia foi contratada pelos Correios para voos fretados trazendo cargas da China. Portanto, mesmo sendo um avião com janelas, ele está transportando apenas carga.

Os próximos pousos da companhia no aeroporto paulista, segundo aprovação já listada no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estão previstos para este domingo, 5 de junho, às 15h45, e na quarta-feira, 8 de junho, às 15h30.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O avião criado para jamais ser usado, mas que está de...

0
Recentemente, no dia 28 de julho de 2022, pousou na Base Aérea de Brasília o Boeing E-4B Nightwatch, uma variante do versátil Boeing 747