Avião turboélice da Azul voa por 22 minutos e precisa retornar em pane elétrica

ATR 72 da Azul Linhas Aéreas

Um bimotor da Azul Linhas Aéreas que realizava um voo de passageiros precisou retornar ao aeroporto do qual havia partido, após os pilotos identificarem uma falha elétrica a bordo. O incidente ocorreu no último dia 8 de novembro e foi registrado no sistema de informações de ocorrências aeronáuticas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A aeronave envolvida foi o ATR 72-600 de matrícula PR-AQW, que realizava um voo de Recife, em Pernambuco, para Campina Grande, na Paraíba. A bordo havia 36 passageiros e 4 tripulantes. Dados da plataforma RadarBox mostram que o bimotor partiu às 09h18 da manhã do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, no voo AD-4606, sem intercorrências.

Conforme descrito no CENIPA, após a decolagem, ainda durante a fase inicial de subida, a aeronave apresentou mensagem de pane elétrica. Diante da indicação, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos no manual do fabricante. Após executarem os checklists, a tripulação julgou necessário o retorno ao aeroporto de origem.

Conforme pode ser visto na imagem mais abaixo, a aeronave atinge pouco mais e 8 mil pés (cerca de 2,44 km) de altitude, realiza uma pequena espera e pousa em segurança no aeroporto de Recife após 22 minutos de voo. O ATR 72 permaneceu no solo até o dia seguinte, quando realizou um novo voo para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O voo ocorreu normalmente e sem novas intercorrências.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Venezuela e China firmam acordo para a Conviasa realizar voos entre...

0
A assinatura ocorreu em evento realizado na cidade de Pequim, onde representantes das duas autoridades assinaram os acordos necessários para