Um avião Pilatus PC-12 ficou bastante danificado após pousar num conhecido aeroporto nos alpes franceses. O acidente aconteceu na manhã deste sábado, 17 de fevereiro, com um turboélice monomotor Pilatus PC-12 do European Aircraft Private Club (EAPC) ao pousar no Aeroporto de Courchevel.
Este aeroporto tem uma pista extremamente curta, de apenas 537 metros, que termina numa montanha e é construída em ângulo de subida de 18.6%. É um dos aeroportos mais difíceis para pouso no mundo, mas altamente disputado já que fica num dos mais famosos ski resorts da Europa, preferido por vários ricaços.
E uma das poucas aeronaves que conseguem pousar lá é o Pilatus PC-12, mas na manhã do sábado, durante algum problema no pouso que ainda será investigado, a aeronave acabou rodando e saiu da pista.
No contato com a neve acumulada na lateral, a asa da aeronave se desprendeu e ficou na pista. Apesar do forte impacto, nenhum dos ocupantes ficou feridos e todos saíram da aeronave ilesos. O aeroporto ficou fechado na maior parte do sábado.
🔴 Gros dégâts sur le Pilatus PC-12 accidenté ce matin à Courchevel. https://t.co/YktxLfhCki pic.twitter.com/uG5uAYssPD
— air plus news (@airplusnews) February 17, 2024