Avião ucraniano Antonov AN-124 foi visto levando um caça F-16 na quinta-feira; entenda

Foto: Top Aces via LinkedIN

Apesar da guerra, a empresa aérea ucraniana Antonov Airlines, que pertence ao conglomerado estatal Antonov Company, segue realizado operações de fretamento em todo o mundo usando suas aeronaves de grande capacidade AN-124 Ruslan. Impedida por usar sua base principal, em Gostomel, a noroeste de Kiev, a companhia usa seu hub secundário em Leipzig, na Alemanha.

Entre os dias 27 e 28 de julho, a empresa foi contratada para realizar uma missão envolvendo cargas valiosas: quatro caças F-16 comprados de Israel e levados de Tel Aviv para Phoenix (EUA), com uma parada em Keflavik (Islândia).

A responsável pela importação das aeronaves foi a firma americana Top Aces, que vai preparar os jatos para serem usados em treinamentos da Força Aérea Americana.

“Estamos empolgados de dar as boas-vindas a outros quatro caças F-16 ao Centro de Excelência da Top Aces em Mesa, no Arizona. Olhamos adiante para colocá-los ao trabalho e prover os mais avançados e eficientes adversários para os treinos aéreos da United States Air Force”, dizia a Top Aces numa publicação na rede proficional LinkedIN.

Como de pôde ser observado em plataformas de rastreamento de voos, a primeira operação foi concluída pelo jato Antonov An-124 de matrícula UR-82029. Fotos da operação foram compartilhadas pelo perfil Gerjon, no Twitter (abaixo).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias