Início Variedades

Avião usado por ditador nos anos 1980 será leiloado como patrimônio cultural

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O avião Rombac “Super One-Eleven” que o ex-ditador comunista da Romênia Nicolae Ceausescu usou para seus voos oficiais entre 1986 e 1989 estará à venda no leilão “All-Star Game” da Artmark na próxima quinta-feira, dia 27 de maio, conforme anuncia a própria empresa de leilões.

A aeronave, vista no vídeo acima publicado pela empresa responsável pelo leilão, é considerada uma joia da indústria de aviação local e terá um preço inicial de 25.000 euros (cerca de 163.000 reais na cotação atual da moeda).

O ROMBAC 1-11 (ou Rombac One-Eleven) foi o primeiro e único avião de passageiros construído na Romênia, tendo sido apresentado publicamente em agosto de 1982. O primeiro voo oficial foi realizado no outono do mesmo ano no aeroporto de Baneasa, em Bucareste, em frente ao toda a liderança do estado romeno. Seu voo inaugural com passageiros ocorreu em janeiro de 1983.

A Romênia se tornou assim o primeiro estado comunista no mundo, com exceção da URSS, a produzir um avião de passageiros a jato, detalha a Artmark. Os motores Spey Mk 512-14DW foram fabricados nas fábricas locais da Aerofina e Turbomecanica, sob licença da Rolls Royce.

Outro item especial à venda no mesmo leilão é o avião presidencial usado para voos oficiais durante o primeiro mandato do ex-presidente romeno Ion Iliescu. Este foi o último Rombac 1-11 construído na Romênia. Seu preço inicial também será de 25.000 euros no leilão.

Imagem: Artmark, via YouTube

“Dada a extrema raridade destes aviões e a importância do modelo para a história técnológica da Romênia, os dois aviões foram classificados como patrimônio cultural nacional, na categoria de tesouro. Os aviões são colocados a leilão no âmbito da liquidação patrimonial da ex-empresa estatal Romavia”, descreve a Artmark.

As aeronaves à venda no leilão “All-Star Game” podem ser vistas online no site da casa de leilões, ou na plataforma do Aeroporto Internacional Henri Coanda, dentro da 90ª Base Aérea de Otopeni.

Além do “One-Eleven”, o ditador romeno também usava dois Boeings 707 para suas viagens, sendo que um deles até mesmo voltou a voar depois de 10 anos para uma nova missão no ano passado:

Sair da versão mobile