Avião VC-2 da FAB volta a decolar de Brasília nessa sexta, logo atrás do A319 presidencial

Os dois aviões afastando-se de Brasília nessa sexta-feira – Imagem: RadarBox

Como mostrado mais cedo pelo AEROIN, no início dessa tarde de sexta-feira, 30 de dezembro, o avião Airbus A319ACJ presidencial do Brasil, designado VC-1A na Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Brasília supostamente no rumo dos Estados Unidos, não muito após o presidente Jair Bolsonaro fazer a live de despedida de seu governo (o voo pode ser acompanhado em tempo real através da matéria anterior neste link).

E além do jato da matrícula FAB2101, cerca de 15 minutos depois, partiu também da capital federal o avião Embraer 190 designado VC-2 na FAB, o mesmo que voou até os Estados Unidos no início da semana.

Não há informações confirmadas sobre quem está a bordo de ambas as aeronaves, porém, como já amplamente divulgado pela mídia brasileira nessa sexta-feira, o presidente viajaria para Orlando no VC-1A nessa tarde, e uma portaria publicada no Diário Oficial da União determinou a liberação de equipe de assessoramento e segurança para Bolsonaro durante a viagem, prevista para durar até o final de janeiro.

Assim, supõe-se que todos os envolvidos na viagem devem estar nos jatos que hoje partiram de Brasília, e que ambos devem voar até Orlando, chegando durante a noite.

Os voos do VC-2, registrado sob a matrícula FAB2590, podem ser acompanhados em tempo real na plataforma RadarBox neste link (Obs: a aeronave pode não aparecer em momentos em que seu sinal não estiver sendo captado pelos receptores).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias