Avião voa baixo e despeja milhares de trutas vivas em lago nos EUA

Usar um avião para lançar coisas não é uma novidade. No entanto, uma cena curiosa foi compartilhada nos últimos dias por uma organização dos Estados Unidos, em que milhares de peixes são lançados num lago a partir de um pequeno avião.

Foto da Utah Division of Wildlife Resources

A ideia, que pode parecer maluca, não tem nada de destruição, mas sim de conservação do meio ambiente. O objetivo por trás de tal manobra foi popular as águas com pequenos peixes, para que voltem a trazer equilíbrio ao ecossistema.

Segundo a Divisão de Fauna do Estado do Utah, os peixes de alguns lagos de alta altitude não conseguem subir de volta o rio, causando desequilíbrio ambiental. Para ajudar os pequenos animais, o estado usou um de seus pequenos e notáveis aviões a hélice, o Cessna A185F Skywagon, e o adaptou ele para poder levar peixes num tanque.

Abastecido com algumas milhares de trutas, o Cessna decola e faz passagens baixas sobre o lago, a uma altura de 30 metros, despejando os peixes. O método é mais rápido do que levar os peixes de carro e colocá-los manualmente no lago.

Em poucas horas o Cessna A185F pode jogar 35 mil trutas em até 60 lagos, sendo que a maioria é inacessível por estrada. Segundo o Governo de Utah, em torno de 95% dos peixes sobrevivem a queda, que assusta de início.

Esse é mais um benefício quase desconhecido da aviação. Confira o vídeo abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Gol tem voo atrasado e passageiro deve receber R$ 4 mil...

0
A Gol Linhas Aéreas justificou a ocorrência do atraso em face da acomodação e ajustes de passageiros do voo em questão.