Avião Voyager da Força Aérea Real operou em Guarulhos hoje; veja o pouso e a decolagem

O Voyager taxiando em Guarulhos, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebeu neste domingo, 16 de outubro, mais uma operação de um avião da Força Aérea Real, ou Royal Air Force (RAF), o braço aéreo das forças armadas do Reino Unido.

O Airbus A330-200, designado KC2 Voyager na RAF, pousou às 11h50 da manhã pela pista 10R de Guarulhos, e não muito tempo depois, às 14h40, já partia do aeroporto paulista, conforme as belas cenas do vídeo a seguir, publicado pelo canal Oxigênio Aéreo.

O avião visto na gravação acima é o Voyager registrado sob a matrícula ZZ337, um dos 9 A330-200 da RAF, que são registrados desde a matrícula ZZ330 até a ZZ338.

Segundo dados das plataformas de rastreamento online, o KC2 chegou a Guarulhos após pouco mais de 4 horas de voo, proveniente do aeroporto de Mount Pleasant, localizados nas ilhas chamadas de Falkland pelos britânicos e de Malvinas pelos argentinos.

Segundo a RAF, o Voyager é seu único modelo de avião-tanque de reabastecimento ar-ar (AAR – air-to-air refuelling) e também opera como um transportador aéreo estratégico.

A aeronave pode operar como Voyager KC.Mk 2, equipada com dois pods sob as asas para reabastecimento de jatos rápidos, e como Voyager KC.Mk 3, com uma mangueira de linha central adicional para reabastecimento de aeronaves de grande porte. No vídeo acima, os dois pods são claramente visíveis sob as asas.

O modelo pode ser usado como um avião de transporte de passageiros da mesma maneira que um avião civil, mas levando o pessoal com segurança ao cenário de conflito graças ao seu conjunto de auxílios defensivos.

O Voyager também oferece uma capacidade considerável para a movimentação de cargas paletizadas e/ou a granel em seu porão inferior da fuselagem. Existe ainda a configuração aeromédica versátil, incluindo a capacidade de transportar até 40 macas e três pacientes de cuidados intensivos, assim como a configuração de transporte de passageiro VIP.

Especificamente no caso do KC2 desse domingo, o ZZ337 chegou a Mount Pleasant no dia 29 de setembro e efetuou cinco missões de voo locais nos arredores do próprio arquipélago, até fazer esse “bate e volta” a Guarulhos.

Devido às operações britânicas no local, são relativamente comuns as passagens de aviões da RAF pelo Brasil, para carregamento e descarregamento de suprimentos para a base aérea na ilha, sendo possivelmente este o motivo dessa passagem pelo aeroporto paulista.

A título de curiosidade, vale lembrar que se trata da mesma aeronave sendo incorporada pela Força Aérea Brasileira (FAB), chamado pela Airbus de A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport), que no Brasil é designado KC-30.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias