Início Aviação Militar

Avião Voyager da RAF faz reabastecimento aéreo de caças dos EUA e da Suécia no maior exercício da OTAN em décadas

Caças Gripen e o Voyager – Imagem: Divulgação / RAF

A Força Aérea do Reino Unido (RAF – Royal Air Force, ou Força Aérea Real) informa que um de seus aviões-tanque Voyager reabasteceu com sucesso os caças suecos e norte-americanos que participam do maior exercício da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN / NATO) em décadas.

O avião-tanque estava operando a partir da base aérea de Lossiemouth da RAF, no norte da Escócia, e se encontrou com os jatos suecos Gripen e os F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (Marines), sobre o Círculo Polar Ártico.

F-35B – Imagem: Divulgação / RAF

Normalmente baseado na base de Brize Norton da RAF, o Voyager (Airbus A330 MRTT) realizou missões a partir de Lossiemouth no Exercício Nordic Response, parte do Exercício Steadfast Defender.

A Força Aérea Real e a Força Aérea Sueca têm aumentado a cooperação nos últimos meses. Neste último exercício, os combatentes reabasteceram sobre a Suécia, no período que antecedeu a adesão do país à OTAN.

Segundo a RAF, o Steadfast Defender está demonstrando a capacidade da OTAN de reforçar a área euro-atlântica durante um conflito emergente simulado nos domínios marítimo, terrestre, aéreo, espacial e cibernético.

Informações da RAF

Sair da versão mobile