Início Variedades

“Aviãozinho da Skol” falha e chuva cai sobre São Paulo no fim de semana de Carnaval

Parece que a ação da cervejaria Ambev, dona da marca Skol, não passou de puro marketing, como esperado por quem conhece minimamente aviação e meteorologia. Sua promessa de impedir que a chuva caísse sobre os locais de desfile de blocos e do Anhembi foi, literalmente, por água abaixo.

A SKOL prometeu que não ia chover em SP

Quem tem participado dos desfiles das escolas de samba paulista ou andou frequentando bloquinhos nesse final de semana deve ter estranhado a chuva fraca caindo sobre suas cabeças, além do chuvisco que a “Cidade da Garoa” poderia naturalmente proporcionar.

Alguns leitores ainda nos questionaram da eficácia do “Aviãozinho da Skol”, haja visto a promessa da cervejaria em fazer com que não chovesse nos locais de aglomeração, através de um sistema que bombardearia as nuvens cumulus-nimbus com massas de água, simulando o início natural de uma chuva e, enfim, forçando as nuvens a desaguarem longe da cabeça dos foliões.

Mapa do satélite GOES-16 mostra Cidade de São Paulo encoberta

Mas parece que a meteorologia não colaborou com os marketeiros.

Segundo o Climatempo, às 17h40 do sábado, havia uma concentração de nuvens baixas, que provocam garoa, em toda a região metropolitana de São Paulo. Na verdade, na capital paulista se viu um tempo encoberto com garoas em vários pontos da cidade ao longo de todo o dia e da noite no sábado, inclusive o desfile no Anhembi teve chuva, como informa essa matéria do O Globo.

O índice pluviométrico em várias estações de medição, bem como as imagens do GOES-16 podem ser vistos no site do INMET, o Instituto Brasileiro de Meteorologia.

A promessa falhou

No entanto, apesar do mecanismo que a Skol prometer existir de fato, ele não funciona nesse tipo de ação que propôs os cervejeiros. O propósito desse processo é fazer com que se force a chuva a cair sobre locais de lavoura para que se irrigue a terra, mas isso a partir de nuvens carregadas.

Tentar evitar a chuva em uma cidade do tamanho de São Paulo, com nuvens baixas (de garoa), seria de fato impossível com uma aeronave Seneca. Na verdade, ainda que fosse o “Antonov da Skol”, não daria certo.

Questionada sobre o resultado falho da ação pelo Folha de São Paulo, a cervejaria não explicou, mas tentou justificar da seguinte forma:

“A Skol fez essa ação para evitar as chuvas durante a folia e ajudar a garantir a diversão do folião. No primeiro final de semana de voos – 15 e 16 de fevereiro – os resultados foram positivos e neste início de Carnaval também. Continuaremos nestes dias de folia a fazer o possível para diminuir as chuvas para que a diversão máxima dos foliões siga até a Quarta-Feira de Cinzas”.

Parece que, nesse fim de semana, “o crime não estava muito bem combinado com São Pedro” e talvez o resultado positivo que eles tenham mencionado diz respeito somente às vendas de cerveja.

Sair da versão mobile