Aviões A350 da Ethiopian e A330 da Turkish colidem em manobra que deu errado

Um Airbus A330 da Turkish Cargo colidiu com um Airbus A350 da Ethiopian Airlines no aeroporto de Kinshasa, na República Democrática do Congo. Houve danos a ambas as aeronaves.

A350

Diversos posts compartilhados em redes sociais mostram imagens do contato entre as duas aeronaves e os danos causados a cada uma delas.

O que aconteceu?

Um A330-200F da Turkish Cargo, registro TC-JOV, acabara de chegar em Kinshasa cumprindo o voo TK6512, procedente de Istambul. Enquanto isso, o A350-900 etíope, registro ET-AWO, também chegava à capital do Congo depois de concluir o voo ET841, vindo de Adis Abeba.

O contato aconteceu quando a asa direita do Airbus A330F se aproximou demais do estabilizador horizontal do Airbus A350. Pela posição em que estão as aeronaves, é possível concluir que a aeronave etíope havia acabado de estacionar, enquanto que a turca vinha atrás, mas, por alguma razão, o espaço para a última passar era estreito demais, fazendo com que ele viesse a colidir com o jato etíope.

Foi por pouco, mas a asa do Turkish acabou presa no elevador do A350. Foi necessário algum tempo até que os aviões fossem desprendidos um do outro. Um vídeo (veja mais abaixo), dá uma dimensão mais clara do sinistro em solo congolês.

Felizmente, pelo que podemos ver nas fotos divulgadas pelo News in Flight, no geral, parece que não houve nenhum grande dano causado pelo contato, apesar de ser o suficiente para tirar os aviões dos céus por alguns dias.

Incidentes anteriores

Não é a primeira vez que aviões da Turkish Airlines se envolvem em colisões de solo. Em 2018, três incidentes envolveram aeronaves da estatal turca só em Istanbul, sendo um com grandes danos, em que um Airbus A330 da sul-coreana Asiana “cortou fora” o estabilizador vertical de um A321 da Turkish Airlines, durante o taxi.

Em 22 de maio de 2019, cerca de um mês após a inauguração oficial do novo aeroporto da capital da Turquia, um Boeing 777-300ER atingiu um poste de metal quando taxiava próximo a torre de controle. A ponta da asa da aeronave acabou danificada.

A350 x A330

A Ethiopian atualmente possui 13 unidades do modelo em sua frota. O primeiro deles chegou em junho de 2016 e o ​​último no mês passado. A transportadora também tem mais um avião encomendado.

Enquanto isso, a Turkish Airlines possui 67 A330s dentro de sua frota. No entanto, apenas cinco deles são cargueiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias