Início Aeroportos

Aviões abandonados no cemitério do aeroporto de Istambul estão à venda

Ataturk Aeroporto aviões
Estão à venda nove aeronaves abandonadas no Aeroporto Atatürk – Google Maps

A administração do antigo Aeroporto Internacional de Istambul-Atatürk, na Turquia, colocou à venda nove aeronaves que estão paradas no pátio há anos. Segundo a imprensa turca, os proprietários registrados como responsáveis pelos modelos não responderam aos contatos e a empresa Devlet Hava Meydanları İşletmesi (DHMI), que opera o terminal, assumiu a responsabilidade.

De acordo com o portal alemão AeroTelegraph, algumas aeronaves estão paradas no aeroporto há quase 30 anos, numa área que é chamada de cemitério de aviões.  É o caso de três Airbus A300 da antiga Bosphorus European Airways, empresa turca que deixou de voar em 1993. Os modelos foram negociados por 550.000 liras turcas, cada, o que equivale ao preço unitário de 60.600 euros – certamente, seu destino será a sucata.

No local, também descansa, há mais de 20 anos, o único Antonov An-12 já registrado com uma matrícula da Turquia. O modelo de origem ucraniana ainda está disponível para compra por 210.000 liras turcas, o equivalente a cerca de 23 mil euros.

Um Airbus A310 da Saga Airlines, que está estacionado no aeroporto há quase dez anos, está à venda por 500.000 liras (55.000 euros). Somam-se ao grupo dois McDonnell Douglas MD-82 da antiga Tarhan Tower Airlines. Ambos estão sendo oferecidos por 300.000 liras turcas (33.000 euros) cada. Tanto a Saga Airlines, quanto a Tarhan Tower, já não existem mais.

Menores e mais baratos

Para quem procura preços mais em conta, pode se interessar pela pequenas aeronaves particulares que também estão disponíveis.

Um Piper PA-23 Aztec é anunciado por cerca de 9.000 euros e um Cessna 152 é vendido por pouco mais de 3.000 euros.  A DHMI informa que, caso os verdadeiros proprietários das aeronaves apareçam após a venda, os rendimentos das vendas serão transferidos no prazo de cinco anos, desde que possam fornecer provas da titularidade.

O Aeroporto Atatürk de Istambul foi desativado para passageiros em abril de 2019. A partir daquela data, passou a operar apenas para cargas, manutenção, aviação geral, táxis aéreos e aeronaves governamentais e diplomáticas. Os viajantes comuns passaram a utilizar o novo aeroporto de Istambul, aberto na mesma época, e que agora é, momentaneamente, o terminal aéreo mais movimentado da Europa.