Aviões americanos comuns em zonas de conflito passarão por Minas Gerais na próxima semana

Foto: Omni Air via Twitter

Desde que começou a atender ao governo americano na repatriação dos latinos barrados na fronteira, a Omni Air International tem realizado frequentes voos para o Brasil. Conforme verificou o AEROIN, na próxima semana, por exemplo, a empresa voará para Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nos quais estarão a bordo centenas de brasileiros expulsos dos EUA.

Uma característica interessante dos próximos voos para BH é que, diferente de ocasiões anteriores, a Omni pretende operar com aeronaves Boeing 767-200 para até 240 passageiros (antes usou na rota o 767-300 com 375 assentos). Note-se que o modelo 200 é o menor da família 767 e, hoje, há poucos deles voando no mundo.

Outra curiosidade é que os três Boeing 767-200 da frota da Omni voam recorrentemente com tropas americanas a bordo, transportando-as para zonas de conflito ou de guerra, assim como realizando o transporte tático entre as dezenas de bases dos EUA ao redor do mundo.

Os próximos voos para BH

A programação dos voos, conforme consta do site da ANAC, é a seguinte:

23 DE AGOSTO – Proveniente de Forth Worth, no Texas (EUA), o voo do Boeing 767-200 aterrissa em Confins às 20h00 com número de voo OAE-9799. A decolagem de volta para os Estados Unidos está programada para meio-dia do dia seguinte.

25 DE AGOSTO – Realizado na mesma rota e horários acima, mas com número de voo OAE-9817.

Esses voos de repatriação são pagos pelo governo dos Estados Unidos e realizados em frequência ad hoc (esporadicamente). Nos últimos meses, as operações foram intensificadas e isso se nota pela quantidade de operações contabilizadas. A bordo, os viajantes são algemados aos assentos por motivos de segurança.

Quem é a Omni

Sediada em Tulsa, Oklahoma, a Omni é uma companhia aérea não regular credenciada pela FAA 121. Fundada em 1993, tem operacional global. Ao longo de quase três décadas, a empresa já voou para uma centena de países e já fez mais de cem mil voos, que totalizam centenas de milhares de horas no ar.

Sua frota atual tem 12 aeronaves Boeing 767-300 e mais três Boeing 777-200. Seus clientes incluem o governo dos Estados Unidos, governos estrangeiros, companhias aéreas comerciais e outras agências que precisam transportar passageiros ao redor do mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias