Aviões Antonov 124 agora estão aparecendo ‘descaracterizados’ nos radares

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a indústria de aviação ucraniana tem sido largamente afetada, seja pelos bombardeios às plantas produtivas da Antonov e aos aeroportos, seja pelo fechamento do espaço aéreo, dados os riscos envolvidos no confronto.

De forma curiosa, e até agora sem uma explicação oficial, os aviões do modelo Antonov An-124 “Ruslan” da empresa Antonov Airlines, empresa aérea pertencente à fabricante de aviões homônima, passaram a aparecer nas plataformas de radar de maneira “descaracterizada”.

Diversos voos realizados na Europa com essas aeronaves têm aparecido apenas com a indicação A124, mas sem detalhes do voo, como origem e destino ou mesmo a identificação da aeronave (número do voo, matrícula ou marca). Nesta manhã, por exemplo, uma dessas aeronaves foi vista decolando de Rzesow, na Polônia, rumo a oeste, mas sem indicar o aeroporto de destino.

Apesar da falta de identificação, os aviões seguem com o modo ADS-B ligados, sendo possível ver quando e onde decolam e pousam, mas não é mais possível identificar o histórico de voos das aeronaves “descaracterizadas”.

A imagem abaixo, obtida da plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24, ilustra a forma como alguns dos An-124 da Antonov Airlines estão aparecendo nos radares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Projeto de ampliação do Aeroporto de Correia Pinto (SC) é apresentado...

0
O engenheiro apresentou aos empresários o projeto de modernização e ampliação do Aeroporto Regional da Serra Catarinense, em Correia Pinto.