Início Aeroportos

Aviões Antonov AN-12 estão passando por vários aeroportos no Brasil nesta semana

Antonov AN-12 de matrícula UR-CAJ – Imagem: Bene Riobó / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Vários aeroportos brasileiros estão recebendo pousos e decolagens de dois clássicos aviões soviéticos Antonov AN-12 nesta semana, começando ontem, 12 de dezembro, e continuando até a segunda-feira, 16, ambos operados pela empresa aérea ucraniana Ukraine Air Alliance.

O primeiro deles partiu de Phoenix, nos Estados Unidos, na madrugada de ontem, no voo UKL-5080. O quadrimotor, de matrícula UR-CAJ e 56 anos de idade, fez escalas em Kingston, Jamaica, e no Aeroporto Internacional de Manaus, no Amazonas, e finalizou a jornada no Aeroporto Internacional de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

Segundo programação disponível no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), trata-se de uma operação do tipo “não regular de carga internacional”. A previsão é de que a decolagem, no voo UKL-5081, ocorra no sábado, 14 de dezembro, às 09h00, rumo a Cali, na Colômbia.

O outro avião AN-12 partiu hoje, 13 de dezembro, de Belgrado, na Sérvia. De matrícula UR-CNT e 54 anos de idade, o equipamento soviético está, no momento da publicação desta matéria, em voo rumo à primeira escala, na Argélia. É possível acompanhá-lo em tempo real pelo rastreamento da plataforma AirNav Radar, disponível na tela a seguir:

Imagem: Ukraine Air Alliance

A programação do voo indica que ainda haverá mais duas escalas, na Mauritânia e em Cabo Verde, antes de chegar ao primeiro aeroporto no Brasil. A primeira parada no país será no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, onde o pouso está previsto para 17h00 do sábado, 14 de dezembro.

O trecho final da longa operação, também do tipo “não regular de carga internacional”, será entre o terminal potiguar, com decolagem agendada para 07h00 da manhã do domingo, 15 de dezembro, e o Aeroporto Internacional do Galeão, na cidade do Rio de Janeiro. A chegada na capital fluminense deverá ocorrer às 11h00.

Por fim, o Antonov AN-12 da Ukraine Air Alliance deverá deixar o Galeão na segunda-feira, 16 de dezembro, às 11h00, no voo UKL-5005, direto para Cali, na Colômbia.

Informações de uma fonte relacionada à operação indicam que a empresa foi contratada para transportar uma carga em caráter de urgência para uma empresa do setor offshore, que será levada a Niterói.

O Antonov An-12 é uma aeronave de transporte turboélice de quatro motores projetada na União Soviética. É a versão militar do Antonov An-10 e tem muitas variantes. Por mais de três décadas, o An-12 foi a aeronave padrão de transporte de carga e paraquedistas de médio alcance das forças aéreas soviéticas. Um total de 1.248 aeronaves foram construídas.

Em uso militar, o An-12 tem capacidade para até 100 paraquedistas totalmente equipados ou 20 toneladas de carga, que é carregada pela grande rampa/porta de carga traseira. Em termos de configuração, tamanho e capacidade, a aeronave é semelhante ao Lockheed C-130 Hércules.

Sair da versão mobile