Aviões ATR 42-600 voarão para os desafiadores aeroportos do Himalaia

A fabricante de aeronaves ATR e a Alliance Air, uma companhia aérea estatal indiana que era vinculada à Air India, assinaram um acordo para adquirir dois ATR 42-600 novos de fábrica por meio do arrendador TrueNoord. Essas novas aeronaves apoiarão a missão da aérea de atender aos aeródromos desafiadores no Himalaia. As primeiras entregas para a Alliance Air começarão em meados de 2022.

A ex-subsidiária regional da Air India, que já opera 18 ATR 72-600, optou por complementar sua frota com novíssimos ATR 42-600 e sua versatilidade e economia, que o tornam uma aeronave ideal para atender às regiões menos acessíveis da Índia. 

Dois principais desafios são as pistas curtas dos aeroportos de Shimla e Kullu, ambos localizados em locais distantes, com pistas desafiadoras pelo entorno e expostos a baixas temperaturas. A alta semelhança entre o ATR 72 e o 42 ajudará na introdução deste novo tipo de aeronave. 

A companhia aérea não informou se o modelo será da variante ATR 42-600S (de STOL), lançado em 2019 e capaz de pousar em pistas de 800 metros, dependendo da altitude. Os aeroportos citados pela companhia têm entre 1.125 e 1230 metros de pista e estão em regiões baixas, de até 1.100 metros de altitude.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias