Início Variedades

Aviões da Turquia e dos Emirados Árabes chegam com ajuda humanitária para Faixa de Gaza

As autoridades da Turquia e dos Emirados Árabes Unidos enviaram aviões ao Egito com ajuda humanitária aos residentes da Faixa de Gaza, que tem estado sob intensos bombardeamentos desde a escalada do conflito entre Israel e o Hamas.

Os aviões transportam suprimentos médicos de emergência, que serão transportados para o enclave palestino através da única passagem de fronteira, Rafah, localizada na parte norte da Península do Sinai.

Anteriormente, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, ordenou a alocação de 20 milhões de dólares para fornecer ajuda humanitária urgente à Palestina. Estes fundos serão utilizados para implementar programas da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA).

A Turquia, por sua vez, começou a fornecer ajuda humanitária na sexta-feira, uma ordem correspondente foi emitida pelo presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. A ajuda será entregue do Egito à Faixa de Gaza através do posto de controle de Rafah. 

A situação no Médio Oriente piorou drasticamente depois de militantes do movimento radical Hamas terem entrado em Israel a partir da Faixa de Gaza, em 7 de Outubro. O Hamas considera o ataque uma resposta às ações israelenses contra a Mesquita Al-Aqsa no Monte do Templo em Jerusalém. 

Israel anunciou um bloqueio total à Faixa de Gaza e começou a atacar-lhe e a certas áreas do Líbano e da Síria. Os confrontos também ocorrem na Cisjordânia. Mais de 1,8 mil palestinos foram mortos, mais de 7 mil ficaram feridos, do lado israelense até 1,5 mil pessoas foram vítimas do conflito e quase 4 mil ficaram feridas., até o momento.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile