Aviões de guerra russos invadem espaço aéreo sobre base dos EUA na Síria todos os dias

Foto: TASS

Aviões de guerra russos têm violado acordos com os Estados Unidos e invadido o espaço aéreo sobre bases militares dos EUA na Síria quase todos os dias deste mês. De acordo com o tenente-general Alexus Grynkewich, do Comando das Forças Aéreas Aliadas, Comando Central dos EUA, o número de aviões de guerra russos invadindo a base cresceu significativamente nos últimos meses.

O militar disse à NBC News que 25 aviões de guerra russos entraram no espaço aéreo sobre a Base At Tanf este mês. Alguns desses caças incluem Su-34 carregando armas ar-ar e ar-superfície, como mísseis ou bombas guiadas por radar ou guiadas por calor.

Ele acredita que a Rússia não tem intenções de usar armas contra os militares dos EUA, mas alertou que isso pode aumentar o risco de erros de julgamento e prejudicar as operações terrestres contra o Estado Islâmico.

Em 2019, os Estados Unidos e a Rússia estabeleceram regras da aviação para evitar confrontos acidentais na Síria, proibindo aeronaves armadas de sobrevoarem as bases terrestres umas das outras. No entanto, Grynkewich disse que a Rússia não está interrompendo os voos porque não considera toda a área acima da base como espaço aéreo dos EUA.

Ele também recorreu à linha telefônica anticolisão para protestar contra esses voos. Até o momento, nenhuma resposta foi recebida da embaixada russa em Washington sobre as violações do espaço aéreo nas bases militares dos EUA na Síria. Os Estados Unidos ainda estão tentando deter as infrações, mas os voos de caças russos continuam a ser um desafio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.