A evacuação de forças estrangeiras na Síria não tem sido feita apenas pela Rússia, mas também pelo Irã, que enviou aviões comerciais ao país vizinho.
Desde a queda do ditador sírio Bashar al-Assad, nas primeiras horas da madrugada deste domingo (8), os principais apoiadores do ex-líder têm tirado seu pessoal e seus cidadãos do país.
Enquanto a Rússia utiliza-se de aviões cargueiros militares Antonov An-124 Ruslan e Ilyushin IL-76, o Irã optou por jatos comerciais Airbus e Boeing.
Ao menos um avião Airbus A300, outro A340-300 e um Boeing 747-400, todos da companhia aérea iraniana Mahan Air, fizeram voos neste domingo de Teerã para o oeste da Síria, principalmente para a Base Aérea de Latikia, que está sob controle russo.
Rumores apontam que o governo iraniano fez um acordo extraoficial com os vários grupos rebeldes que tomaram o poder na Síria, para dar um salvo-conduto para a evacuação aérea de pessoal iraniano.
IRM146 Mahan Air A340 (EP-MJF) descending in Khmeimim AB, Latakia 🇸🇾
— MenchOsint (@MenchOsint) December 8, 2024
Flew at high altitude over Homs area, hence it's circling to lower its altitude before landing. https://t.co/ltmZ8CKjrJ pic.twitter.com/SRUF9is3B5
Another 🇮🇷 Mahan Air A300 (reg EP-MMO) arrived in Khmeimim Air Base a few minutes ago.
— MenchOsint (@MenchOsint) December 8, 2024
And a miscoded plane also followed (unknown model/reg) like coming from Tehran too, to Latakia, Syria 🇸🇾 https://t.co/YmzWlBsIUC pic.twitter.com/3Ar3MOg4Lk