Aviões e hangares são destruídos por um dos piores tornados do Kentucky (EUA)

Imagem: Kristen Edwards

Diversas fotos e vídeos que circulam pelas redes sociais e noticiários ao longo deste final de semana mostram um triste cenário de devastação no Aeroporto do Condado de Danville-Boyle, no Kentucky, Estados Unidos.

Neste sábado, 11 de dezembro, ainda durante a madrugada, um evento de tornados, considerado como um dos piores da história do estado de Kentucky, deslocou-se em contato com o solo por centenas de quilômetros, deixando severos estragos e, infelizmente, dezenas de mortes.

Três hangares e vários aviões foram destruídos pelo tornado que passou pelo aeroporto pouco antes das 5 da madrugada, de acordo com uma publicação no Facebook do próprio Danville-Boyle County Airport. Ao menos neste local ninguém ficou ferido.

O governador Andrew Graham Beshear dizia, ainda na manhã do sábado, que temia que 70 pessoas poderiam ter perdido suas vidas no estado e que o número poderia ultrapassar 100 depois que tornados atingem o estado, particularmente no oeste de Kentucky.

Ele disse que o evento de tornados esteve em contato com o solo por cerca de 200 milhas (300 km) no Kentucky, e que ainda passou por outros três estados. O colapso de uma fábrica em Mayfield resultou em “mortes em massa”.

O governador Beshear declarou estado de emergência e a Guarda Nacional foi ativada. 181 guardas foram destacados e chegaram às comunidades na manhã de sábado. O governador também solicitou uma declaração federal de emergência imediata.

“Esta foi uma das noites mais difíceis da história do Kentucky e algumas áreas foram atingidas de maneiras difíceis de expressar em palavras”, disse o governador em uma coletiva de imprensa.

O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Kentucky, Michael Dossett, disse que as tempestades deste fim de semana podem superar o tornado de 1974 como um dos mais mortíferos da história do Kentucky.

“Nossos corações estão com as famílias que estão em perigo e todos os Kentuckians que perderam suas vidas”, disse Dossett.

Com informações do Lex18

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias