Aviões ficam cobertos por cinzas vulcânicas após erupção na Guatemala

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto do Instituto Nacional de Sismología, Vulcanología, Meteorología e Hidrología de Guatemala

O aeroporto internacional da Cidade da Guatemala foi reaberto nessa quarta-feira (24), depois que as autoridades da aviação oficialmente suspenderam todos os voos e fecharam as instalações em meio à erupção do vulcão Pacaya.

As cinzas do vulcão, localizado a aproximadamente 50 quilômetros ao sul da capital, foram sopradas para o norte sobre o Aeroporto Internacional La Aurora, cobrindo aviões e pistas

A decisão de fechar o La Aurora foi tomada por recomendação do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia da Guatemala, segundo a Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), autoridade de aviação civil do país. Em um comunicado à imprensa, o DGAC confirmou que nove aviões foram aterrados na terça-feira, enquanto outro foi desviado de El Salvador para Los Angeles.

As cinzas do vulcão foram sopradas para o norte por uma mudança no vento. As fotos e vídeos compartilhados pela DGAC mostram as equipes limpando as cinzas do asfalto do aeroporto e das aeronaves. O diretor administrativo da autoridade de aviação civil, Francis Argueta Aguirre, também se reuniu terça-feira com líderes do Instituto Nacional de Sismologia no aeroporto para fazer uma revisão do estado das pistas de La Aurora.

Pacaya, uma atração turística popular, está em erupção desde fevereiro. Também fica perto do Vulcão de Fogo da Guatemala, que entrou em erupção em 2018 e matou pelo menos 110 pessoas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus A321neo pousa pela 1ª vez em Viña del Mar e...

0
Um Airbus A321neo da SKY fez história nesta quinta-feira ao pousar na Base Aeronaval de Concón, que atende Valparaíso e Viña del Mar.