Aviões pousam em meio a densa fumaça durante incêndio ao lado de aeroporto suíço

Fumaça chegou muito perto dos aviões.

Um incêndio de grandes proporções nas proximidades do Aeroporto Internacional de Genebra, na Suíça, na sexta-feira (20), chamou a atenção de passageiros que estavam nas aeronaves que pousavam ao lado da fumaça preta. As operações de pouso e decolagem foram suspensas por quase duas horas.

De acordo com a agência AFP, todas as operações foram suspensas às 17h35, enquanto as chamas consumiam um prédio em construção de maneira descontrolada. Em imagens compartilhadas em redes sociais, é possível ver aeronaves se aproximando para pouso ao lado de uma coluna de fumaça um pouco antes da suspensão.

Ao todo, 14 voos foram alternados para outros aeroportos e 11 decolagens foram canceladas. As operações foram retomadas às 19h05, já sem fumaça aparente na região e sem impactos na segurança.

Huge fire shuts down Geneva International Airport

O porta-voz do aeroporto, Ignace Jeannerat, disse à AFP, pouco depois da reabertura, que o fogo estava “sob controle”, mas a equipe precisava “preservar a área e remover os escombros”.

O Aeroporto de Genebra é o segundo mais movimentado da Suíça, depois do Terminal de Zurique. Em 2021, o aeroporto recebeu mais de 5,9 milhões de passageiros, abaixo do nível pré-pandemia de quase 18 milhões em 2019.

https://twitter.com/CotamFleet/status/1527686479991939072?s=20&t=fMfFj5z0umNV7H6339DyoQ
Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias