Início Vídeos

Aviões pousando “de lado” são filmados bem ao lado da pista e vídeo já tem 455 mil acessos

Um A380 prestes a pousar “caranguejando”, em bonita cena do vídeo que você assiste abaixo

O Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, o mais movimentado da Holanda e também um dos mais movimentados do mundo, é bastante conhecido pela incrível possibilidade de se ficar em uma calçada a poucos metros de uma de suas pistas, sem nada além de um gramado e uma vala fluvial no meio (sim, exatamente, não há nenhuma cerca no local).

Assim, muitas pessoas, e especialmente os amantes da aviação, passam horas no local, observando e registrando bem de perto a movimentação de grandes aviões dos mais diversos lugares do mundo.

E assim como vimos nesta última semana em Londres, a Tempestade Eunice, que por lá causou muitas arremetidas e desvios de voos, também chegou a Amsterdã e gerou as lindas imagens do vídeo abaixo, de jatos comerciais pousando “de lado” diante dos fortes ventos laterais.

Há vários modelos e companhias, incluindo, por exemplo, uma arremetida de um Boeing 767 da LATAM e o pouso de um enorme Airbus A380 da Emirates. Até a publicação desta matéria, ao menos 455 mil acessos já haviam sido registrados na gravação, publicada há 1 semana pelo canal “Airport Arrivals”:

O termo “de lado”, também chamado “caranguejando”, como visto no vídeo acima, é usado porque os aviões precisam chegar com sua fuselagem apontando em uma direção bastante deslocada em relação à direção da pista, como se estivessem voando para o lado ao invés de para a frente, para se manterem no alinhamento correto com a linha central da pista até o pouso, compensando assim o vento que a todo momento empurra o jato.

Quando é possível manter a aeronave estabilizada na aproximação, os pilotos prosseguem até o pouso, porém, quando o vento não permite a continuidade segura até o solo, eles optam por arremeter e retornar depois para uma nova tentativa.

Caso você não tenha visto ou queira ver novamente as cenas também do Aeroporto Heathrow de Londres, pode acessar clicando aqui.