Início Vídeos

Aviões pousando “de lado” são filmados bem ao lado da pista e vídeo já tem 455 mil acessos

Um A380 prestes a pousar “caranguejando”, em bonita cena do vídeo que você assiste abaixo

O Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, o mais movimentado da Holanda e também um dos mais movimentados do mundo, é bastante conhecido pela incrível possibilidade de se ficar em uma calçada a poucos metros de uma de suas pistas, sem nada além de um gramado e uma vala fluvial no meio (sim, exatamente, não há nenhuma cerca no local).

Assim, muitas pessoas, e especialmente os amantes da aviação, passam horas no local, observando e registrando bem de perto a movimentação de grandes aviões dos mais diversos lugares do mundo.

E assim como vimos nesta última semana em Londres, a Tempestade Eunice, que por lá causou muitas arremetidas e desvios de voos, também chegou a Amsterdã e gerou as lindas imagens do vídeo abaixo, de jatos comerciais pousando “de lado” diante dos fortes ventos laterais.

Há vários modelos e companhias, incluindo, por exemplo, uma arremetida de um Boeing 767 da LATAM e o pouso de um enorme Airbus A380 da Emirates. Até a publicação desta matéria, ao menos 455 mil acessos já haviam sido registrados na gravação, publicada há 1 semana pelo canal “Airport Arrivals”:

O termo “de lado”, também chamado “caranguejando”, como visto no vídeo acima, é usado porque os aviões precisam chegar com sua fuselagem apontando em uma direção bastante deslocada em relação à direção da pista, como se estivessem voando para o lado ao invés de para a frente, para se manterem no alinhamento correto com a linha central da pista até o pouso, compensando assim o vento que a todo momento empurra o jato.

Quando é possível manter a aeronave estabilizada na aproximação, os pilotos prosseguem até o pouso, porém, quando o vento não permite a continuidade segura até o solo, eles optam por arremeter e retornar depois para uma nova tentativa.

Caso você não tenha visto ou queira ver novamente as cenas também do Aeroporto Heathrow de Londres, pode acessar clicando aqui.

Sair da versão mobile