Início Mercado

Aviões “roubados”: aéreas russas finalizam processos de liquidação de seguro dos arrendadores

As companhias aéreas russas concluíram o processo de liquidação do seguro para aeronaves alugadas a várias companhias aéreas internacionais. Nesse processo, 92 aeronaves estavam sendo reivindicadas por empresas de leasing.

Desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, autoridades europeias e americanas impuseram sanções ao governo russo. Essas sanções afetam diretamente o mercado de companhias aéreas comerciais, já que as cadeias de suprimentos de peças de reposição e suprimentos foram cortadas e as conexões internacionais foram canceladas.

Uma das questões mais polêmicas desse conflito foi a devida reivindicação das empresas de leasing às companhias aéreas russas pela devolução das aeronaves alugadas. Centenas de aviões estão alugados a estas empresas e foram “sequestrados” nas mãos das companhias aéreas, detalha o Aviacionline.

Além disso, com a cadeia de suprimentos de peças de reposição cortada, os operadores de aeronaves de fabricação internacional não possuem peças de reposição originais e não são adequadamente mantidos. Chegou ao ponto de observar nas redes sociais fotografias de aeronaves com muitos de seus sistemas fora de serviço ou até mesmo usando peças de reposição alternativas e não originais para reparar a aeronave.

Ural Linhas Aéreas

A Ural Airlines é o caso mais polêmico, já que esta empresa esteve envolvida em um incidente com uma aeronave Airbus A320. A aeronave teve que fazer um pouso de emergência em um campo perto de Kamenka, em Novosibirsk, na Sibéria, com 165 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulantes.

Especula-se, até que o relatório final do acidente seja emitido, que o avião teria tido uma falha hidráulica que não permitiu que a aeronave retornasse ao aeroporto de destino realizando uma manobra de aproximação frustrada.

Em conexão com os processos de liquidação de seguro para 19 aeronaves arrendadas ao grupo AerCap, a companhia aérea emitiu um breve comunicado à imprensa. O texto diz: “A Ural Airlines concluiu o processo de liquidação de seguro para 19 aeronaves da família Airbus com o grupo AerCap e as entidades jurídicas administradas pelo grupo AerCap”.

“De acordo com os acordos alcançados, os arrendadores cessaram suas reivindicações contra as partes russas, tanto sob apólices de seguro emitidas por seguradoras russas quanto sob contratos de arrendamento celebrados pela Ural Airlines com o grupo AerCap e entidades jurídicas administradas pelo grupo AerCap”, conclui o comunicado.

Aeroflot

O Grupo Aeroflot finalizou o processo de liquidação de 28 aeronaves com vários grupos de arrendadores estrangeiros, disse um representante da empresa à imprensa.

“Os arrendadores cessaram suas reivindicações às partes russas em relação a essas aeronaves, tanto sob as apólices de seguro emitidas pelas companhias de seguros russas, quanto sob os contratos de arrendamento com a Aeroflot PJSC, Pobeda Airlines LLC e Rossiya Airlines JSC. A propriedade da aeronave foi transferida para a seguradora Insurance The NSK LLC, que pagou os valores do acordo”, afirmou o representante da Aeroflot.

Além disso, garantiu que estão a decorrer negociações para a regularização de créditos existentes com outros senhorios.

A Aeroflot está negociando com arrendadores estrangeiros para liquidar o seguro de 61 aeronaves sob arrendamento operacional, disse o chefe da empresa, Sergei Aleksandrovsky.

Em última análise, explicou, estas aeronaves tornar-se-ão propriedade de uma empresa de leasing especialmente criada na Federação Russa. A empresa financiará sua aquisição junto ao Fundo Nacional de Previdência Social e a Aeroflot fará os pagamentos do arrendamento em seu nome. O lucro líquido das companhias aéreas também será usado para transações.

S7 Linhas Aéreas

A S7 Airlines chegou a um acordo para resolver relações com um grupo de arrendadores estrangeiros em que a companhia de seguros OOO IC NSC participa para 45 aeronaves. Essas aeronaves representam quase 50% da frota da companhia aérea, também na alegação há quatro motores que pertencem às empresas de leasing.

De acordo com os acordos alcançados, os arrendadores, incluindo AerCap, ALC e SMBC Aviation Capital, cessaram suas reivindicações contra as partes russas sob as apólices de seguro e os contratos de arrendamento para as aeronaves acima mencionadas.

A S7 Airlines continua negociando o acordo de relações de aeronaves com outros arrendadores estrangeiros da empresa. Nessas negociações, assim como na transação que acaba de ser concluída, a companhia aérea está recebendo amplo suporte jurídico do escritório de advocacia Better Chance.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile