Há pouco mais de 20 anos, em 24 de janeiro de 2002, 41 Estados apoiados pelo EUROCONTROL (Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea) implementaram um programa para reduzir, na região do “Velho Continente”, os mínimos de separação vertical entre aeronaves de 2.000 pés (600 metros) para 1.000 pés (300 metros) em altitudes acima de 29.000 pés (FL290), o chamado RVSM (Reduced Vertical Separation Minimum).
Até então, apenas do chão/mar até 29.000 pés se utilizava a separação de 1.000 pés, pois acima desta altitude de voo, os altímetros não possuíam precisão suficiente para garantir que a aeronave voaria corretamente no nível determinado.
Permitir que as aeronaves operem com segurança com menos separação desobstruiu os níveis de voo e permitiu que mais aeronaves operassem em seus níveis e rotas de voo preferidos, desempenhando um papel crucial no aumento da capacidade, redução de atrasos e redução do consumo de combustível, ajudando a tornar os voos muito mais eficientes e sustentáveis ao longo dos anos.
“A introdução do RVSM foi uma grande história de sucesso possibilitada pela estreita cooperação entre milhares de partes operacionais interessadas e dedicadas em 41 países. Este aniversário lembra-nos o que podemos fazer e que ainda há muito a fazer, pois nós, o Gestor da Rede EUROCONTROL e os nossos parceiros operacionais, nos esforçamos para utilizar o espaço aéreo europeu em todo o seu potencial, a fim de reduzir atrasos e diminuir o impacto ambiental de voos”, afirmou Iacopo Prissinotti, Diretor de Gestão da Rede EUROCONTROL.
A mudança foi implementada não apenas pelos 31 Estados Membros da EUROCONTROL na época, mas por 41 Estados que concordaram em confiar no programa e implementar o RVSM em seu espaço aéreo.
O lançamento europeu levou 3 anos de preparação, após décadas de pesquisa, incluindo a implementação anterior bem-sucedida na região da ICAO do Atlântico Norte (NAT).
A implementação envolveu treinamento e preparação de controladores de 41 países e pilotos e planejadores de voo de 2.300 operadores – um empreendimento enorme e ambicioso.
O programa RVSM entrou em operação às 00:01 UTC de 24 de janeiro de 2002 em 41 estados, com controladores de tráfego aéreo alocando aeronaves para os novos níveis de voo usando sistemas e procedimentos projetados pela EUROCONTROL. A transição simultânea ocorreu sem problemas e o tráfego rapidamente se ajustou aos novos padrões.
Os seis níveis de voo adicionais criados pelo RVSM entre 29.000 pés e 41.000 pés aumentaram a capacidade do espaço aéreo em até 20%.
Informações da Eurocontrol