Início Variedades

Você sabia que os aviões possuem, no teto do cockpit, uma saída emergencial?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um interessante vídeo feito a partir do cockpit de um Boeing 787 Dreamliner mostra como é o procedimento que um piloto, ou quem quer que esteja no local, deve fazer para acessar uma escotilha de saída de emergência especialmente localizada no teto da aeronave (clique no play e aguarde carregar para assistir).

Embora não muito conhecida pela grande maioria das pessoas que viaja pelos céus, os aviões comerciais geralmente possuem mais uma saída de emergência, além daquelas indicadas aos passageiros nas instruções de evacuação em caso de acidentes e incidentes.

É a chamada “escape hatch”, ou escotilha de fuga em português, que fica no teto do cockpit e serve para que os tripulantes tenham uma forma rápida de escapar, caso não possam sair da cabine de voo por qualquer motivo que venha a bloqueá-los.

No vídeo acima é possível ver que, em primeiro lugar, é mostrado um degrau retrátil na parede do cockpit. Ele serve como apoio de pé para que seja possível subir até o teto na hora de sair.

Depois, já na parte superior, é mostrado um acesso descrito como “Emergency Escape Devices Inside”, indicando que os dispositivos para auxiliar na saída emergencial estão guardados ali. São cabos de aço para que seja possível descer até o chão pelo lado de fora da fuselagem, uma vez que nessa escotilha não existe uma escorregadeira inflável de emergência, como ocorre nas portas dos passageiros.

Em seguida, logo ao lado, outro acesso cobre a escotilha propriamente dita. Ao remover a tampa de acesso, revela-se a saída de emergência. Bastante semelhante às demais portas da aeronave, ela possui uma alavanca rotativa que deve ser girada para destravar a porta e, finalmente, liberar a porta de fuga.

E aí, você já conhecia essa saída especial?

Aproveite para ver, na matéria abaixo, outro interessante acesso especial revelado por um piloto no cockpit de um Airbus A350.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile