Início Empresas Aéreas

Avion Express espera estrear no Brasil ainda em 2023, com jatos da família A320; veja o que diz o CEO

Airbus A320 – Imagem: Björn Strey / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Como mostrado pelo AEROIN há menos de um mês, uma grande empresa global de aviação está se estabelecendo no país, a Avion Express.

Trata-se de uma operadora de serviços Charter e ACMI (empresa que fornece Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro para companhias aéreas), ou seja, que não realiza voos próprios, mas apenas tem uma grande frota para disponibilizar a terceiros em contratos de operações pontuais ou por certo período.

Com sua controladora Avia Solutions Group tendo 173 aviões operando em todos os continentes, a Avion Express está planejando se expandir na América do Sul estabelecendo um Certificado de Operador Aéreo (COA, ou AOC na sigla em inglês) sob os regulamentos brasileiros para suas operações ACMI / Charter no país e na região.

E o motivo da escolha do Brasil foi agora detalhado por Darius Kajokas, o CEO (Diretor Executivo) da empresa.

Segundo o Diretor, como a maior economia da região com um setor aéreo bem desenvolvido, o Brasil “apresenta uma excelente oportunidade para o desenvolvimento” da Avion Express.

“Nosso principal objetivo no Brasil é trazer eficiência operacional e de custos para companhias aéreas locais e operadoras de turismo por meio de nossos serviços ACMI e Charter”, afirmou Kajokas.

“Isso provou ser uma ferramenta estratégica de gerenciamento de capacidade para nossas companhias aéreas clientes na Europa, incluindo Air France-KLM Group, British Airways, Lufthansa Group, SunExpress (empresa da Lufthansa e Turkish Airlines), TUI e muitas outras, bem como para nossos clientes de outros continentes, como Flynas, Royal Air Maroc, Sky Airline, Sky Cana, VietJet Air e muitos mais”, compartilhou o CEO da Avion Express.

Além disso, Kajokas falou da abordagem pró-negócios do Brasil em relação ao setor de aviação, que, aliada ao programa de simplificação da aviação civil brasileira, introduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com o Governo Federal como resposta à crise da Covid-19, “cria um ambiente favorável para empresas estrangeiras entrarem no mercado aéreo brasileiro”.

De acordo com Kajokas, a nova companhia aérea operará uma frota de aeronaves da família Airbus A320 para operações ACMI e Charter de passageiros e carga, incluindo aeronaves Airbus A321F, como também mostrado previamente pelo AEROIN.

“Nossa meta é crescer de forma constante, mas, firme, e expandir a frota da Avion Express Brasil para um número de aeronaves de dois dígitos nos primeiros dois anos de operação”, prevê o executivo.

O processo de estabelecimento do AOC e a companhia aérea serão liderados por uma equipe executiva experiente no país. A expectativa da Avion Express é que a nova empresa de aviação no Brasil inicie as operações no quarto trimestre de 2023 ou no primeiro trimestre de 2024.

O Avia Solutions Group detém 9 AOC na Europa e planeja obter, além do Brasil, um AOC na Indonésia em maio de 2023, expandindo sua presença atual em mais de 68 países em todo o mundo.

Sair da versão mobile