Azul assina carta de intenção para adquirir aviões Cessna C208 híbridos-elétricos

A Ampaire, uma das precursoras da aviação elétrica, anunciou hoje uma carta de intenção para atualizar seis aviões Cessna C208 Grand Caravans da Azul Conecta para Ampaire Eco Caravans. O núcleo do Eco Caravan é o conjunto de propulsão e bateria híbrido-elétrica AMP-H570.

A encomenda da Azul Conecta segue o primeiro voo do Eco Caravan em novembro de 2022 e o anúncio dias depois de um prêmio de US$ 9 milhões da Agência de Energia dos Estados Unidos para ajudar a Ampaire a avançar nos sistemas para que estejam prontos para a certificação da FAA e produção em série.

A rede regional da Azul Conecta serve 84 destinos dentro do Brasil com uma frota de 27 Caravans. O Eco Caravan atenderá aos objetivos da transportadora regional de reduzir os custos operacionais em 25% ou mais, ao mesmo tempo que avança nos objetivos de sustentabilidade e se integra de forma transparente às operações atuais.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipe da Azul Conecta”, disse Kevin Noertker, CEO da Ampaire. “Eles estão entre um grupo de companhias aéreas estabelecidas prontas para abraçar uma solução híbrida-elétrica, fornecendo liderança para toda uma indústria”.

Azul encomendou kits de atualização para sua frota de Caravans porque vê a solução híbrida-elétrica como a maneira mais rápida de implantar tecnologias sustentáveis, beneficiando passageiros e o meio ambiente.

“Depois de avaliar uma série de tecnologias, incluindo elétricas e células de combustível de hidrogênio, concluímos que a Ampaire nos move rapidamente em direção a nossos objetivos ESG”, disse Flavio Costa, CEO da Azul Conecta. “A Azul Conecta tem inovação como missão e vê a atualização para o Eco Caravan como uma grande inovação que acelera nosso caminho para a sustentabilidade, mantendo um padrão de segurança em nossas operações, que é o nosso primeiro e inegociável valor”.

A Azul Conecta trabalhará em consulta com a Ampaire para desenvolver infraestrutura de carregamento em todas as bases da Conecta e em outros aeroportos, disse Costa. A companhia também prestará serviços a outros operadores de Eco Caravan por toda a América do Sul.

Emissões zero com SAF

O AMP-H570 integra um motor de combustão com uma unidade de acionamento elétrico. O Eco Caravan reduz o consumo de combustível e emissões em até 70%. As emissões são quase zero quando se usa o combustível de aviação sustentável (SAF). O custo de operação é reduzido em 25% ou mais, dependendo da estrutura de rotas. O custo por milha disponível ajuda as companhias aéreas a gerir custos e beneficiando os passageiros.

A aeronave híbrida-elétrica preserva a capacidade de alcance/carga do Cessna Grand Caravan, transportando até nove passageiros ou mais de 2.500 libras de carga. O alcance máximo é superior a 1.100 milhas, excedendo o do Grand Caravan. A excelente capacidade de alcance e carga do Eco Caravan é em contraste marcado com os aviões elétricos, híbridos-elétricos e até mesmo elétricos propostos.

Enquanto a Azul Conecta desenvolverá estações de carregamento, o Eco Caravan pode operar independentemente da infraestrutura de carregamento onde necessário, fornecendo toda a flexibilidade dos aviões de hoje. A tecnologia de propulsão do Eco Caravan é escalável para aeronaves regionais maiores e, eventualmente, para aviões de corredor único.

A Ampaire planeja implementar rapidamente sistemas de propulsão mais potentes para aeronaves maiores.

“O Eco Caravan é o primeiro passo para sistemas de propulsão híbrido-elétricos maiores e, finalmente, sistemas de emissões zero à medida que a tecnologia de armazenamento de energia avança”, disse Noertker.

Primeiro no mercado

A Ampaire está trabalhando com a FAA para certificar o Eco Caravan em 2024 sob uma certificação de tipo suplementar (STC). A abordagem da Ampaire difere de outras no sentido de que não exige uma certificação completa da aeronave, o que pode ser demorado e muito caro. A Ampaire trabalhará com a ajuda da Azul Conecta para obter certificação adicional da ANAC do Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias