A Azul Cargo, divisão de transportes de cargo da Azul Linhas Aéreas, deve ganhar um novo terminal próprio nos próximos tempos, com objetivo de atender ao aumento da demanda no local. De acordo com informações do jornal A Gazeta, parte do terminal desativado em 2018, do aeroporto Eurico de Aguiar Salles, localizado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, abrigará um novo terminal de cargas doméstico (Teca) da companhia paulista.
A atual gestora do aeroporto, a Zurich Airport Brasil, assinou na semana passada um contrato com a Azul prevendo a destinação do espaço para a companhia e a execução das obras. As expectativas são de que a operação do terminal comece até o final de 2023.
Em sua totalidade, o antigo terminal do aeroporto de Vitória, que abrigará o novo espaço da Azul Cargo tem mais de 5 mil metros quadrados, sendo que o espaço destinado para as cargas da empresa terá 2,5 mil metros quadrados.
Operação da Azul Cargo em VIX
De acordo com o jornal, neste momento, a Azul Cargo transporta no aeroporto de Vitória 393 mil pacotes, cerca de 1,2 mil toneladas por mês. Com o novo terminal de cargas, o setor da companhia prevê uma demanda 10% maior, com o transporte de 432 mil pacotes, cerca de 1,3 mil toneladas.
Dentre os produtos transportados pela companhia, os vendidos por meio do comércio digital, o e-commerce se destacam, com produtos que variam desde eletrônicos, calçados, vinhos até produtos farmacêuticos e peças automotivas.
Mesmo sendo da Azul, operações no novo terminal devem ser de outra empresa
Administradora dos terminais cargueiros de diversos aeroportos estratégicos, como Curitiba, Navegantes, Goiânia, Recife e Vitória, o novo armazém da Azul deve ser administrado pela empresa PacLog, colocando em conta que a Azul Cargo faz apenas os transportes e a empresa administra a carga – isso nos aeroportos citados acima, como o de Vitória.
Leia mais: