Azul Conecta e Grupo Plan criam núcleo de pesquisa focado em realidade virtual

Com o desafio de realizar pesquisas e desenvolvimento de testes para os óculos de realidade mista, o HoloLens2, de propriedade da Microsoft, o Grupo Plan Marketing e a Azul Conecta iniciaram um novo projeto: a criação de um núcleo de inovação entre as empresas.

O equipamento em questão, que ainda não é comercializado para o público consumidor no Brasil, permite misturar cenários virtuais com o ambiente físico, ajudando no aprendizado e otimizando o suporte remoto e à distância junto de um time de especialistas.

“A Azul Conecta cedeu o equipamento para que a PlanXP estude, pesquise, teste e desenvolva um protótipo para algumas soluções de uso real para o time de manutenção das aeronaves. Por ainda não ser vendido no país, é um ótimo desafio. Temos uma equipe dedicada 100% ao projeto. Além disso, é mais um trabalho que trará muita inovação, de forma pioneira”, relata o sócio do Grupo Plan, Alexandre Akira.

O vice-presidente Técnico da Azul Linhas Aéreas e presidente da Azul Conecta, Flávio Costa, destaca que esta é uma ferramenta inovadora que resultará em mais segurança e rapidez no dia a dia da operação da companhia aérea.

A realidade mista não é uma novidade nos setores industriais, principalmente para linhas de produção. O que estamos buscando junto com o Grupo Plan Marketing, é uma tecnologia inovadora para a aviação, ajudando os engenheiros, técnicos de manutenção e pilotos a interagirem com mais presteza e segurança na execução e treinamento de todos os procedimentos operacionais de manutenção e voo”, afirma.

De acordo com Akira, neste projeto é utilizado um equipamento portátil (stand alone), sem a necessidade de conectar a um computador, usando o movimento das mãos ao invés de controles, deixando a interação mais dinâmica e fluída.

A relação entre as empresas não é de hoje. No início deste ano, a Plan entregou para a Azul Conecta um programa de treinamento em realidade virtual, com tecnologia inédita, simulando a cabine do Caravan com instrumentação Garmim G1000, aprimorando a qualificação de pilotos e copilotos da companhia.

Informações do Grupo Plan

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiro perde voo de ida, não avisa da volta, processa a...

0
A justiça julgou improcedente o pedido de um passageiro por indenização após não embarcar no voo de volta e ter pedido o voo de ida.